Como ganhar Seguidores no Instagram para Aumentar seu Engajamento

Conheça as variadas formas de se conseguir mais seguidores na sua conta para ter ainda mais engajamento com o seu público


Sabemos que hoje em dia, quem não está presente no mundo digital, raramente é lembrado ou procurado. As pessoas e as empresas têm procurado cada vez mais o seu lugar ao sol, ou melhor, à luz do Instagram. Dentre todas as plataformas digitais, o Instagram é uma das que possuem maior engajamento e alcance de público. Por esta razão é que tantas empresas usam não só um website para realizar suas divulgações e vendas, mas também apelam para a mídia social do Instagram. Por isso, muitas pessoas procuram saber como ganhar seguidores no Instagram e desta forma aumentar seu engajamento. 

Neste artigo vamos dar algumas dicas de especialistas em mídia social. Assim, você pode alcançar organicamente mais seguidores e obter, por exemplo, 10 mil seguidores no Instagram, seja para sua conta pessoal ou para sua empresa ou conta comercial.. 

Dica 1: Seja Presente e Consistente

Saiba como não perder a audiência diária do seu público alvo.

Para quem quer levar a sério a vida de instagrammer, vale a dica de ser presente e consistente o tempo todo na rede social. As pessoas que te seguem, devem notar sua presença diariamente e várias vezes ao dia. Isto é importante para que você seja sempre lembrado. Não adianta postar algo super interessante um dia e depois só voltar a dar as caras na semana seguinte. Isto pode parecer irrelevante para o Instagram e suas publicações podem não aparecer diariamente para todos os seguidores. Por isso, lembre-se de que quem não é visto, não é lembrado. Posts diários e relevantes irão acarretar um aumento de seguidores e engajamento também. 

Dica 2: Seja Relevante

Saiba passar conteúdo de valor para aqueles que te seguem.

Não basta estar presente todos os dias na rede social e postar fotos e legendas aleatórias. Você deve focar em um tipo de conteúdo e procurar assuntos que tragam novas informações para seus seguidores. Algo que ensina um pouco a cada dia. As pessoas gostam de aprender novas coisas de forma rápida, como por exemplo, ao passar rapidamente pelo feed do seu Instagram na hora do almoço ou no fim do expediente de trabalho. Caso você tenha uma loja de roupas, por exemplo, não use o Instagram apenas para vitrine. Traga conteúdo sobre tendências, erros e acertos na moda. Traga um pouco sobre a história do material usado nas peças que você vende. Valorize seu produto não apenas mostrando a foto e o valor. Ensine algo que seu possível cliente não saiba sobre ele. 

Dica 3: Interação é fundamental

Não deixe de responder mensagens e comentários dos seus seguidores.

Além de ter constância e conteúdo relevante, a interação com os seus seguidores irá aumentar muito o engajamento. Sempre que postar, peça para os seguidores dizerem algo nos comentários. Peça a opinião deles sobre algo que você compartilhou no post. Caso opte pelo uso dos stories, use enquetes e faça votações. Geralmente as pessoas se sentem mais valorizadas quando têm a oportunidade de compartilhar suas opiniões sobre algo. Se você nunca tentou estas dicas, experimente e veja como o seu engajamento irá aumentar. Se você tem o espaço dos comentários bloqueados em seu Instagram, abra já! 

Dica 4: Seja Original

Nem sempre dá certo copiar aquele que faz sucesso.

É claro que na internet, vale a famosa citação. Nada se cria, tudo se copia. Porém não leve esta afirmação ao pé da letra. Se você copiar tudo dos concorrentes, você perde sua originalidade. E as páginas mais seguidas no Instagram são aquelas mais originais. Não tenha medo de se arriscar e mostrar quem você ou sua empresa realmente são. Seja verdadeiro sempre, pois o público pode ser fiel e amigável, porém, com mentiras, o povo não perdoa. Então crie sua própria marca. Olhe e pesquise em páginas semelhantes e até mesmo na concorrência. Porém não esqueça que você é único e só você tem um certo tipo especial de conteúdo que irá agregar valores aos seus seguidores. 

Dica 5: Conte com as Demais Plataformas

As pessoas usam umas plataformas mais do que outras.

Nem todas as pessoas usam todas as redes sociais com a mesma intensidade. Por mais que seu foco seja o Instagram, você também pode aumentar o número de seguidores através das outras redes sociais. Você pode copiar o seu link no Facebook, LinkedIn, Pinterest, Twitter, por exemplo. Basta adequar o texto de abordagem para cada plataforma, pois cada uma tem um perfil distinto dos demais.  Lembre-se de que seu texto deve ser leve e criativo, mas também será seu cartão de visita das outras plataformas.

Dica 6: Arrume a Casa

Organização e boa aparência trazem mais seguidores do que fotos sem fundo e aleatórias.

Se você quer ganhar mais seguidores no Instagram para aumentar seu engajamento, lembre-se de que organização é fundamental. Uma página harmônica, com fotos e conteúdo bem direcionados faz toda a diferença. Fotos bagunçadas, sem ordem, acabam passando a imagem de desenho ou desleixo. Pense no Instagram como sua casa. Arrume-a para receber bem os visitantes. Use sempre cores em tons parecidos no fundo das fotos ou das postagens com conteúdo escrito. Use fontes clássicas para passar maturidade. Use cores leves no fundo e sóbrias. 

Para finalizar

Se você leu todas as dicas e chegou aqui, já está com metade do caminho adiantado. Muitas pessoas querem aumentar o número de seguidores e aumentar o engajamento, porém não fazem nem metade do que atrai os seguidores para o Instagram. Se você está começando agora no Instagram, seja uma conta pessoal, seja uma conta profissional, não deixe de usar todas as dicas deste artigo. Se você já possui uma conta no Instagram, mas ainda não possui muitos seguidores, saiba que existem estas dicas e também muitas outras formas de como ganhar seguidores no Instagram.

As pessoas hoje em dia ganham muito por terem uma página com muitos seguidores. O engajamento dos seguidores é fundamental hoje em dia para que seu público aumente cada vez mais. Não esqueça que quando você posta conteúdo relevante, as pessoas podem responder e marcar seu Instagram como referência. Então faça a sua parte. Seja presente na mídia social, organize suas postagens. Passe valores e conteúdo relevante. Com o tempo você irá ver o número de seguidores e engajamento aumentando a cada dia mais.