Consórcio de carro

Como escolher o modelo de veículo ideal


O consórcio de carro é uma excelente escolha para adquirir um veículo de modo planejado e sem juros. Porém, antes de tomar a decisão, é preciso entender qual é o modelo de carro ideal para você.

Desse jeito, você saberá o quanto poderá gastar na compra e, portanto, qual será o valor da carta de crédito. Ter atenção nesse momento também é importante para realizar uma compra que satisfaça suas expectativas de maneira completa.

Quer descobrir como encontrar o modelo do veículo ao fazer um consórcio de carro? Descubra!

Considere qual será o uso principal do veículo

O primeiro passo para escolher o modelo do seu automóvel também é o mais relevante. Nessa fase inicial, você deve pensar em qual será a utilização do veículo e como ele deverá fazer parte da sua rotina.

Isso faz toda a diferença na decisão, já que cada modelo tem funcionalidades e aplicações distintas. Ao avaliar essa questão, você pode fazer uma compra que seja verdadeiramente útil para o seu cotidiano.

Se você pretende utilizar o veículo na cidade em trajetos curtos, por exemplo, um hatch pode ser ideal. Ele é compacto e atende bem às necessidades básicas.

Já se quiser viajar, é preciso de um veículo com mais espaço, como um sedan. Caso tenha interesse no off-road ? como em estradas sem asfalto ?, vale escolher modelos esportivos. Eles têm uma sustentação mais firme e podem apresentar tração nas rodas, que ajuda a evitar o atolamento.

Por sua vez, o SUV é um utilitário esportivo que vai da cidade até fora da estrada. Porém, ele é maior e exige mais habilidade, principalmente, na baliza.

Se você só usa o veículo para trabalhar, por exemplo, um esportivo pode não fazer sentido. Já se a família for grande, um veículo com mais assentos atenderá melhor às suas necessidades.

Analise o consumo de combustível

Outro aspecto para considerar na escolha do veículo do consórcio de carro é o consumo de combustível. Avalie, primeiramente, se o veículo aceita mais de um tipo de combustível, como etanol e gasolina, por exemplo. Isso pode trazer flexibilidade para o abastecimento, permitindo que você selecione a opção mais em conta.

Além disso, analise o desempenho geral. Quanto maior for a quilometragem rodada por litro, menor é o consumo ? e o contrário também é verdadeiro. Entre as possibilidades, existem modelos com funções extras de economia, o que ajuda a reduzir ainda mais o consumo.

Como essa é uma questão que interfere diretamente nos custos, é preciso ter uma ideia geral de quanto você conseguirá rodar com um tanque cheio.

Pense no valor de manutenção

Por falar nos gastos, considere como é a manutenção do veículo. Dependendo do modelo, os gastos são consideravelmente maiores devido às peças ou à complexidade dos serviços.

Em geral, carros importados têm serviços de manutenção mais caros, devido ao preço agregado das peças e da mão de obra. Também é preciso verificar se o veículo exige manutenção acima da média, o que gerará custos maiores.

Pondere os custos com impostos e seguro

Ainda sobre a parte financeira, você deve considerar outros dois gastos importantes: as despesas com impostos e com o seguro veicular. No caso dos tributos, o IPVA pode ser mais caro no caso de certos modelos. Então, pode valer mais a pena escolher uma alternativa semelhante, mas que gere menos despesas no começo do ano.

Com o seguro, acontece de forma parecida. Dependendo da sua região e do período de compra, existem veículos mais visados e que podem ter apólices mais caras.

Logo, é importante fazer uma pesquisa para entender o que pode atendê-lo com melhor custo-benefício nesse sentido.

Conheça as opiniões de outros motoristas

Para tomar uma decisão mais informada, também é interessante saber o que outros motoristas têm a dizer. Por isso, pesquise o que falam os donos dos modelos nos quais você tem interesse.

É um meio de ter uma visão geral da experiência antes mesmo de comprar o carro. Assim, você consegue se antecipar a problemas e descartar opções que não se mostrem adequadas às suas exigências.

Confira as condições do consórcio de carro

Além de pensar no modelo em si, é preciso acertar na escolha da forma de pagamento. Ao selecionar o consórcio de carro, é necessário começar pela busca de uma administradora robusta, experiente e de confiança.

Depois, análise quais são as condições oferecidas, como marcas e modelos de veículos, taxas cobradas e condições de lance.

Se tudo estiver alinhado com o que você espera, é o momento de pesquisar os valores de carta de crédito e os prazos dos grupos. Com a ajuda da simulação, você encontrará qual pode ser a alternativa mais adequada ao seu orçamento.

Com essas dicas, você conseguirá encontrar o modelo de veículo perfeito para o seu cotidiano. Assim, é possível aproveitar ao máximo as vantagens de fazer um consórcio de carro.

Conte com o consórcio para escolher o carro que sempre desejou!

anuncio