Coronavírus: imprensa tem a confiança da maioria da população

Não há dúvida de que o povo, hoje, mais do que nunca, está do lado do jornalismo de qualidade


Ser alvo de ataques virulentos de governos é da natureza do jornalismo independente, e tem sido assim ao longo da história. Mas ser alvo de ataques por defender e estar ao lado da população, numa causa humanitária e de graves consequências para a sociedade, até onde a memória alcança, nunca se havia visto no Brasil.

Nessa terça-feira (24/3) o presidente Bolsonaro usou a rede nacional de rádio e TV para atacar a imprensa, segundo ele a principal causadora "dessa histeria coletiva que domina o País e o mundo inteiro", e, simultaneamente, conclamar o fim do isolamento da população fora da faixa de risco (os com menos de 60 anos), contrariando as medidas que seu próprio Ministério da Saúde apregoa e que vem sendo seguidas à risca pela quase totalidade dos governadores.

Coincidentemente, no mesmo dia o Datafolha divulgou pesquisa sobre a confiança da população nos meios de comunicação, mostrando de que lado ela está. Pelos números, ao menos no que se refere à divulgação da crise do coronavírus, não há dúvida de que o povo, hoje, mais do que nunca, está do lado do jornalismo de qualidade, da imprensa que tem se desdobrado para levar informações confiáveis aos lares brasileiros, contrapondo-se à imensa fábrica de fake news que assola o convívio social virtual.

A leitura mais alvissareira, em toda essa crise mundial de proporções dramáticas, é que a imprensa está virando o jogo e o faz com total apoio da sociedade.