Cyber Monday: o que é a segunda-feira mais importante para negócios online

Oportunidade para quem perdeu as ofertas da Black Friday, a data tem se tornado cada vez mais estratégica para e-commerces


Que o mundo do comércio digital está cada vez maior e crescente, ninguém duvida. Mas, na hora de empreender dentro deste universo, ainda são vários os desafios e muitas questões. Apesar de inúmeras "facilidades", como não necessitar de espaço físico, funcionários diretos e horários rigorosos, ter um negócio online exige foco, pesquisa e interesse para se ter sucesso e estabilidade. 

Alguns pontos merecem destaque, como ter uma boa comunicação com o cliente, garantir a qualidade e a entrega do produto e entender que estratégias são importantes tanto quanto no comércio tradicional. Apesar de o comércio digital ter uma vitrine direta presente em vários canais, as estratégias de venda, como as promoções, são bastante eficientes e fazem a diferença nos lucros.

O apelo ao calendário anual de compras tem ganhado cada vez mais força. No Brasil, datas como Dia das Mães e Natal explodem em vendas e se mostraram fortes mesmo no período de pandemia, com o fechamento do comércio físico. Foi pensando em datas comemorativas e no grande convite a compra e venda que surgiu a Black Friday, pensada sendo o pontapé inicial para as compras de fim de ano nos Estados Unidos. O evento, já presente no mundo todo, promove uma série de ofertas e descontos no comércio.

Seguindo essa linha, com a proposta inicial de alavancar as vendas de produtos eletrônicos, surgiu a Cyber Monday. A data é a segunda-feira após a Black Friday que surgiu como mais uma oportunidade para quem perdeu as ofertas da sexta-feira, sendo mais voltada para o e-commerce. Ocasiões que, além de oferecer melhores condições de compra aos clientes, aparecem como excelente oportunidade para os lojistas aumentarem as vendas no segundo semestre do ano.

Dados da Neotrust mostram que, em 2021, as vendas na Cyber Monday fizeram o comércio online faturar 827,4 milhões de reais, 17% a mais que em 2020. Em 2022, a Cyber Monday, que é exclusivamente voltada para o comércio digital, acontecerá no dia 29 de novembro.

Então, seja você consumidor ou empreendedor, é importante se programar. Na hora de comprar, pense em uma lista que ajude a manter o foco, aproveitando as ofertas sem cair em tentações ou adquirir dívidas. Se pensou em vender, anuncie com antecedência. Não é possível ter bons resultados sem planejamento e estratégia que chame a atenção e fidelize o cliente. Ser criativo e atento sem dúvida vai fazer diferença na hora de comprar ou vender.