Estratégia digital é mais que necessária no Pós-Covid 19

veja como se preparar


Após a pandemia COVID-19, as marcas estão enfrentando uma situação sem precedentes e altamente perturbadora. De acordo com uma pesquisa da Inbounder agência de marketing digital, com profissionais de marketing no Brasil e Portugal, 63% dos entrevistados admitem que seus orçamentos de marketing foram congelados ou estão sob revisão e que mais da metade dos lançamentos de produtos foram adiados.

Atualmente, muitas marcas estão em uma fase intermediária fundamental para pensar sobre seu futuro: como redirecionar a estratégia de marketing digital após o tsunami do covid? 

Preparação proativa para o período pós-COVID-19

Com base na experiência adquirida nos 18 escritórios do Inbounder, aqui estão as áreas de trabalho que consideramos essenciais para organizar a fase pós-COVID-19 no marketing online:

  1. Controle de resultados em tempo real

Em tempos de incerteza como o que vivemos atualmente, a análise de dados é a ferramenta perfeita para detectar a nova dinâmica que a situação traz para a empresa. Portanto, é importante explorar o que está acontecendo dentro e fora da empresa com a ajuda de novos painéis de controle que são atualizados diariamente.

Por um lado, estes devem incluir os principais KPIs do e-commerce ou site e devem ainda ter alertas personalizados em caso de alterações críticas. Por outro lado, é necessário realizar um benchmark preciso para acompanhar a evolução da concorrência e a forma como a crise afeta a posição da marca no setor. Estas informações permitirão construir novos cenários possíveis e, assim, preparar de forma proativa uma resposta aos desafios colocados no ambiente digital pós-Covid.

  1. Novas mensagens adaptadas à realidade pós-COVID-19

As marcas voltaram-se para a criação de conteúdos úteis para as suas personas de compradores, adaptando a sua mensagem à nova realidade em todos os seus formatos: artigos de blog, perfis em redes sociais, vídeos... Já se detectou uma mudança. No tipo de imagens utilizadas nas redes sociais. Um estudo da inbounder analisou a atividade de 1.100 marcas nas redes sociais e observou uma queda de 27% nas imagens e vídeos que mostram a proximidade física entre as pessoas.

  1. Priorização das linhas de produtos e adequação do e-commerce

Como mostra a análise da plataforma de comércio digital gerenciado pela inbounder, o COVID-19 tem impulsionado a demanda em alguns setores de forma muito seletiva, então a estratégia de marketing agora deve ser estruturada de acordo com as linhas de produtos.

Isso tem um impacto direto na configuração do e-commerce: é preciso adaptá-lo para estimular o crescimento dos produtos e oferecer a melhor experiência de compra possível. Além disso, a impossibilidade de contato direto com os produtos torna as informações do site sobre suas características e o estoque disponível mais importantes do que nunca para estimular as vendas e, além disso, ganhar posições orgânicas .

  1. Fortalecimento da estratégia digital

A estratégia de marketing digital deve apoiar a reabertura de estabelecimentos físicos fechados durante o lockdown. Muitos fatores, que devem ser levados em consideração, entram em jogo aqui: atualização de arquivos no Google Meu Negócio, plano de comunicação sobre medidas de saúde e segurança, distribuição de orçamentos de investimento com base em localizações e planejamento de PPC Link Patrocinado ou SEO.

Conclusão sobre o marketing digital pós-covid

Ajudamos muitas empresas ao redor do mundo a repensar seus planos de marketing digital. O cenário de incerteza atual exige que as marcas sejam capazes de adaptar sua estratégia online com agilidade a qualquer momento e se prepararem para o pós-COVID-19 para impulsionar as vendas online e offline.

Neste sentido, a diversidade de clientes e o caráter internacional da Inbounder conferem à agência uma mente aberta que lhe permite reorientar qualquer tipo de estratégia digital. Nessa perspectiva, não existe uma receita única, mas estamos no momento ideal para estimular proativamente o aspecto de recuperação.