Fatos que você precisa saber sobre o curso de ginecologia

Você pode ser um Especialista.


A Ginecologia trata da parte da medicina que lida de forma direta com a saúde do aparelho reprodutor feminino, são eles: vagina, útero, ovário e mamas. A palavra em sua origem tem como significado "a ciência da mulher". Hoje em dia, a maioria dos ginecologistas também são obstetras. 

Se você está cogitando a possibilidade de ingressar em algum dos cursos de ginecologia, mas ainda gostaria de saber um pouco mais sobre eles, aqui estão alguns fatos sobre eles que serão apresentados de forma mais aprofundada. É importante ressaltar que para conseguir se formar é necessário já ter terminado o curso de medicina. 

Principais doenças tratadas por ginecologistas

Dentre os principais problemas que os médicos dessa área precisam tratar, estão:

  • Cancro dos  órgãos reprodutivos;
  • Incontinência urinária;
  • Amenorréia (ausência dos períodos menstruais);
  • Dismenorréia (cólicas e dores durante os períodos menstruais);
  • Infertilidade;
  • Menorragia;
  • Prolapso dos órgãos pélvicos;
  • Vaginites;
  • Lesões precursoras do HPV;
  • Infecções Sexualmente Transmissíveis;
  • Orientação e prescrição de métodos contraceptivos;

Preparatório para Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO)

Aqui neste curso serão ministradas aulas que foram produzidas com base nos manuais recomendados pela FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, além disso, todos os professores que fazem parte do curso, são especialistas na área. 

Mais do que apenas vídeo aulas, o aluno também receberá acesso aos simulados com questões objetivas, com o objetivo de ajudar a testar seus conhecimentos, além dos materiais para leitura e flashcards. 

No decorrer dos 17 módulos do curso, alguns dos temas que serão abordados são: anatomia e fisiologia ginecológica, ciclo menstrual e suas intercorrências, puberdade, anticoncepção, malformações uterinas, entre outros. 

Atualidades em Ginecologia 

O curso de Atualidades em Ginecologia tem por finalidade reciclar os conhecimentos dentro dos principais temas do assunto Ginecologia, como: síndromes dos ovários policísticos, sangramento uterino, câncer de mama, disfunção sexual feminina, doenças sexualmente transmissíveis infertilidade e técnica de reprodução humana.

Trata-se de um curso menor e mais rápido, apenas para manter os profissionais da área mais informados sobre as novidades e atualizações do setor, de forma a contribuir para a melhora do trabalho deles. 

Ultrassonografia em Ginecologia

Nessa área serão abordados todos os temas sobre as principais doenças que a mulher pode desenvolver durante o climatério e a pós-menopausa, como, por exemplo, adenomiose, endometriose, leiomiomas, tumores ovarianos, urgências em ginecologia e urogenicologia. 

Também serão abordados os principais tópicos da especialidade, tais como as técnicas de exame de Ultrassonografia Transvaginal, Doppler, Histerossonografia e US Tridimensional. Esse curso se direciona para muitos tipos de profissionais da saúde de diferentes áreas, como: ultrassonografistas, imaginologistas, radiologistas, ginecologistas e obstetras que possuam algum interesse em se aperfeiçoar no setor da ultrassonografia ginecológica.

Os cursos de ginecologia abrangem temas variados dentro deste universo que foca na saúde íntima da mulher, tanto na parte de reprodução e fertilidade, quanto nas questões de doenças e infecções sexualmente transmissíveis e até mesmo alguns tipos de câncer relacionados. É importante ressaltar a necessidade de passar pelo menos uma vez ao ano no ginecologista e fazer os exames periódicos também.