Dados levantados pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) Brasil, em 2020, apontaram que mais de 52 milhões de pessoas usam o cartão na hora de realizar pagamentos.
A função crédito, por exemplo, é bastante solicitada pelos consumidores, por se tratar de um jeito prático e fácil no momento das compras.
Isso porque, além de proporcionar um prazo maior de pagamento, disponibiliza a opção de parcelamento e ainda habilita o cliente a utilizar serviços de acúmulo de pontos ou cashback.
Atualmente, com a tecnologia avançada, o sistema tem ficado ainda mais prático para ser utilizado. A emissão online da 2ª via, proporcionada pelas operadoras de crédito, são grandes características positivas vistas aos olhos do consumidor.
O cliente que tem alguma dúvida se o seu banco possui esse tipo de serviço, basta olhar no aplicativo e conferir na lista de recursos disponíveis. Normalmente, a maioria dos bancos procura enviar faturas mensalmente por e-mail.
Cadastro atualizado
Para a correta emissão das faturas e segundas vias, é sempre importante manter o cadastro atualizado, tendo em vista que normalmente os envios são feitos por e-mail. Também é importante manter o cadastro atualizado para possíveis verificações de segurança.
Praticamente todos os bancos oferecem serviços digitais para a solicitação da segunda via. Alguns permitem que seja realizada até mesmo por telefone.
Nos aplicativos, é possível solicitar a emissão de uma nova via, no entanto, em alguns casos, no próprio e-mail o cliente consegue se certificar do boleto para o pagamento da fatura.
Até mesmo cartões de loja habilitam essa opção, como por exemplo a emissão da segunda via do cartão Havan, que já pode ser realizada online.
Minha 2ª via não chegou, como faço pra pagar?
Nesses casos, é importante conferir a caixa de lixo do e-mail (trash ou spam). Mensagens como essas podem ser confundidas com comunicados falsos e propagandas enganosas, em que a própria plataforma já identifica e manda para SPAM.
É importante estar atento ao tipo de remetente que a mensagem tem, por exemplo, se for neste estilo "fatura.nomedobanco@gmail.com", é golpe. Já mais próximo desse "fatura@nomedobanco.com.br", é mais confiável. Sempre verifique se o final do domínio, após "@", coincide com o site oficial do banco.