Fim de ano: oportunidade para empreender

Docentes do Senac Taubaté dão dicas para aproveitar o momento


As festividades de fim de ano são importantes para os negócios das pequenas e médias empresas, em especial dos comerciantes. Para os profissionais autônomos ou mesmo para quem deseja empreender, o período também traz excelentes oportunidades.

"Nesse período, as possibilidades para o empreendedor são inúmeras, mas é necessário entender sobre o seu produto e sobre o público-alvo que irá consumi-lo. Compreender o que esse público quer irá nortear o desenvolvimento das ações. Tempo e detalhes de produção, matéria-prima, embalagem, marketing, entrega, todas essas variáveis devem ser analisadas para alcançar o sucesso", afirma Andrea Di Giorno Pisciota, docente da área de gestão e negócios do Senac Taubaté.

Dentre as possibilidades dessa época, estão empreender com a confecção de panetones caseiros, comidas típicas, roupas especiais para os festejos de fim de ano, presentes para professores, funcionários e amigos, inclusive para os amigos secretos.

"Se você conseguir atingir os objetivos no planejamento, já estará à frente dos concorrentes em muitos aspectos. Conseguirá criar um marketing digital e ter um portfólio atrativo com detalhes e valores de seus produtos ou serviços. Isso auxiliará o cliente a definir melhor as suas compras. As redes sociais, por exemplo, são excelentes ferramentas de divulgação", também destaca a docente da área de gestão e negócios do Senac Taubaté, Andreia Consoli De Almeida.

As especialistas ressaltam que um produto diferenciado e um atendimento personalizado são fundamentais para obter êxito nos negócios.

"Com um bom planejamento e diferenciais de mercado, o empreendedor conseguirá agradar e fidelizar o cliente para o fim deste ano e também para datas comemorativas nos anos que virão", afirmam.

Aprenda mais gestão e negócios

Aos interessados em adquirir e aprimorar conhecimentos, o Senac Taubaté está com inscrições abertas para cursos técnicos e livres na área de gestão e negócios com início em 2022.

Pra mais informações, acesse o Portal Senac: www.sp.senac.br/senac-taubate.