É possível reparar um fator em comum em grandes canais de alta relevância no Youtube, elemento este que diferencia aqueles que se destacam dos que não: as introduções dos vídeos.
Essas intros podem ser consideradas as filhas das vinhetas, pois são clipes breves que antecedem o conteúdo principal e elas preparam o terreno, criando expectativa no viewer pelo que virá a seguir.
Quando mal feitas, espantam espectadores, pois se já no começo não gostam do que vêem e sentem uma falta de cuidado com o conteúdo. Sendo assim, não ficam para ver o resto e isso é fato, observe a partir de seus próprios padrões de consumo.
Entretanto, fazer uma introdução diferenciada que te destaque no Youtube e deixe a audiência presa à tela pode ser complicado, mas para te ajudar nesse processo criamos um guia completo com 5 dicas:
1. Não queime na largada
A partir do seu conteúdo, roteirize uma intro coesa que converse com o material principal, contendo duração do início. Caso tenha alguma pausa, coloque-a também bem como quanto tempo durará. Esta é a melhor forma de começar com o pé direito.
2. A vitrine é o chamariz
Sabe aquela imagem que você clica para abrir o vídeo? Pois então, ela tem um peso enorme! A thumbnail é o que destaca seu conteúdo. Certifique-se de colocar uma foto de qualidade que se relaciona ao conteúdo, experimente usar fundos coloridos, com textos sobrepostos, close ups de rostos e muito contraste em tudo.
3. Dê o tom, maestro
Grande parte do papel da intro é dar à pessoa que vai assistir o clima do que está por vir, um rápido gosto do que ela assistirá. Então garanta que este começo do seu vídeo não destoe, que passe a mensagem necessária e, principalmente, no tempo necessário.
4. "Olha o gás"
O complemento do vídeo é o aúdio e se você para pensar, todos os grandes canais e mesmo programas de tevê usam jingles, bordões e efeitos sonoros que caracterizam o conteúdo e criam uma identidade auditiva. Desta forma, sempre que a pessoa ouvir aquele som, ela vai lembrar do seu canal.
5. O que arcos dourados te lembram?
Encontrar uma cor que será a predominante do canal, bem como usar sempre os mesmos adereços imagéticos e efeitos é o que criam a identidade visual do seu conteúdo. Seu logo é a cereja do bolo, pois é ele inclusive que mais tarde poderá estampar camisetas e afins, então invista que um dia pode te trazer retorno!
Criar uma introdução que te dê orgulho pode realmente ser desafiador e tomar um longo tempo, mas com certeza quão maior for sua polidez com esse material, maior será seu engajamento.
Agora faça seu roteiro, dê aquele tapa no visual e comece já a aproveitar estas dicas para criar aquela introdução bombástica para seu canal no Youtube e fazer seu conteúdo decolar!