O inverno é a época do ano que mais gera efeitos indesejados para a pele, como ressecamento, descamação e aspecto áspero. Esses fatores ocorrem devido, principalmente, à baixa umidade do ar e às mudanças bruscas de temperaturas.
Dessa forma, os cuidados com a pele são extremamente necessários e, durante o inverno, na verdade, eles precisam ser redobrados, muito mais intensos. Quer saber o porquê? Continue a leitura.
Quais são os cuidados necessários com a pele no inverno?
Durante o inverno, os banhos quentes se tornam mais comuns, provocando, assim, a remoção da oleosidade natural da pele, o que diminui o manto lipídico, que é o responsável por manter a umidade da pele. E vale dizer que não é somente o rosto que precisa desse olhar atento com o cronograma facial, mas sim todo o corpo.
Veja abaixo os 4 cuidados essenciais com a pele no frio:
Foque mais na hidratação: o ressecamento da pele é um dos principais efeitos do frio, o que pede uma hidratação ainda mais profunda. Sendo assim, o ideal é você ter um hidratante para o corpo e outro para o rosto, já que cada área possui suas necessidades. Vale ressaltar que até a pele oleosa demanda hidratação;
Use protetor solar: o protetor não é somente para os dias de sol. Durante o inverno, realmente, a radiação UVB é em menor grau de intensidade, mas há efeitos indesejados como manchas, queimaduras e o envelhecimento precoce que continuam a ser riscos para a pele nesse período. Portanto, o uso de protetor solar também deve ser feito diariamente nessa época, pois funciona como uma barreira, evitando, que a pele seja danificada;
Lave o seu rosto diariamente: a limpeza do rosto deve continuar fazendo parte do cronograma de cuidados até mesmo no inverno. O indicado é realizar uma limpeza com produtos específicos para o tipo de pele duas vezes ao dia, ou seja, no período da manhã e da noite. Lembrando que o ideal é usar água morna ou fria durante a lavagem;
Tente evitar os banhos quentes: sabemos que nos dias mais frios, é difícil não abusar dos banhos quentes, mas eles não proporcionam benefícios para a pele. Pelo contrário, aumentam o ressecamento e a flacidez.
Destacamos também manter uma alimentação balanceada. A pele requer o consumo de nutrientes, antioxidantes e vitaminas. Por isso, se jogue na ingestão de legumes, frutas e hortaliças. Eles atuam na prevenção do envelhecimento da pele. Ah! E não se esqueça da ingestão de líquidos, que garantem uma pele bem hidratada.