Investimento: saiba como manter em tempos de crise

Dicas para investir com segurança e não sofrer prejuízos


As crises geopolíticas e sociais podem ser grandes precursoras de instabilidades no mercado financeiro, e não à toa, vários investidores estão preocupados mais recentemente com os desdobramentos da guerra entre Rússia e Ucrânia. O crescimento econômico se tornou desacelerado, principalmente por conta dos preços da energia e da inflação, que continuam subindo - tudo isso acaba afetando os investimentos, que dependem diretamente da saúde da economia. Por isso, nos momentos de crise, é necessário ter planos bem estruturados para não acabar perdendo mais do que ganhando. Confira aqui algumas dicas para investir em tempos de crise!

Invista em renda fixa

Os investimentos de renda fixa são muito procurados pela maioria de quem está começando a investir e quem também já investe em planos mais arriscados. Isso porque quando a taxa Selic aumenta os juros que são pagos em financiamentos ou empréstimos, por exemplo, quem investe em renda fixa acaba ganhando; afinal, o Banco Central sobe o valor da Selic. Somente em 2021 a Selic aumentou ao menos três vezes.

Por isso é que mesmo em tempos de crise os investimentos em renda fixa podem ser uma boa para manter um equilíbrio entre lucro e prejuízo. O investimento em CDB, por exemplo, é um tipo de renda fixa muito acessível e que aumenta junto da Selic, além de ser assegurado pela garantia do FGC.

Fundos de investimento

Aqui, entra a chamada carteira de investimentos, que é quando o investidor procura aplicar em diversos produtos de mercado para diversificar as formas de renda e diminuir os possíveis riscos e perdas. Normalmente, os fundos de investimento contam com uma equipe de gestão para avaliar quais as melhores opções para fazer parte da carteira do investidor. Os fundos de investimento são bons para tempos de crise, pois são geridos por especialistas que avaliam as melhores possibilidades de renda, ou seja, você não estará fazendo as escolhas sozinho.

Investir em moeda como o dólar

Para investir em dólar, é simples: basta comprar a moeda em casas de câmbio ou, ainda, aplicar em um fundo cambial que traga a opção de investir em dólar. O investimento é bom e dificilmente trará prejuízo, pois o dólar costuma ser sempre mais valorizado que o real e ainda sofre alterações importantes no mercado, mesmo em períodos de crise. Apesar de ser mais volátil, é uma boa opção.

E quando o bolso aperta?Se você está com o bolso apertado e não sabe para onde correr na hora de investir em tempos de crise, uma boa opção pode ser o empréstimo com garantia. Desta maneira você garante que os juros sejam menores e ainda consegue o dinheiro em poucas horas na sua conta.