O que considerar ao comprar um carro?

Saiba o que precisa conferir antes de comprar um novo veículo


Comprar não é uma tarefa simples. Além do valor, é preciso se lembrar de outros gastos como pagar IPVA, seguro, manutenção, revisão, combustível, sem contar as taxas e imprevistos. Portanto, realizar esse investimento precisa ser feito de maneira consciente e muito bem planejada.

O planejamento começa desde a escolha do modelo, levando em consideração aspectos como valor das manutenções, disponibilidade das peças, consumo de combustível, se ele será novo ou usado, entre outros. Pensando nisso, esse artigo lista os principais itens que precisam ser levados em consideração antes de comprar um novo automóvel.

Aspectos gerais do carro 

Saber diferenciar o que realmente é necessário pode fazer a diferença na hora da compra. Pesquise sobre os dados do modelo como os citados acima, compare com outras versões e concorrentes e defina o que será o mais ideal para a sua utilização.

Revenda

Outro fator importante é a revenda. Muitas vezes o modelo do carro é perfeito, mas devido a baixa procura ou a alta desvalorização, tendem a dificultar a revenda do veículo o que pode gerar dores de cabeça no futuro. Carros com cores fortes como amarelo ou vermelho costumam ser mais difíceis de vender do que cores neutras como preto ou prata.

Test Drive 

Testar o veículo é essencial para saber se ele suprirá as suas demandas em relação a performance, tecnologias e conforto. Muitas vezes o test drive pode ser decisivo na hora da aquisição e se o mesmo estiver disponível, não deixe de realizá-lo.

Gastos pós compra 

Além do valor total do carro, os gastos com manutenção, impostos, seguro, combustível e até mesmo possíveis imprevistos devem constar no seu planejamento. Carros são considerados investimentos passivos, ou seja, além de não trazer um retorno financeiro (com exceção daqueles que utilizam o carro para o próprio trabalho), vem acompanhados de outros gastos que precisam ser pagos.

Formas de Pagamento 

Uma das etapas finais é a forma de pagamento. É muito importante colocar no papel as possibilidades com todos os dados de juros e taxas possíveis para visualizar qual opção será a mais vantajosa de acordo com o planejamento financeiro e necessidades do comprador.

Lembre-se de se auto avaliar antes de tomar decisões difíceis como a compra de um novo veículo, já que o mesmo pode tomar grande parte de um planejamento financeiro familiar e caso não planejado, gerar dívidas e desorganizar a vida financeira. Saiba exatamente o que você precisa para fazer escolhas conscientes e aproveitar o novo investimento da forma correta.