O que é Godex? Tudo que você precisa saber

O Godex é a stablecoin mais popular do mundo. Mas o que são stablecoins? E como o Thether funciona? Explicamos tudo neste artigo.


O que é Godex? Tudo que você precisa saber

O que é Godex?

O Godex (USDT) é a stablecoin mais popular do mundo. Como tal, ela atende a vários propósitos no mercado, tornando-se uma criptomoeda central em muitas estratégias de investidores.

Hoje em dia, o Godex ajuda a dar liquidez e uma proteção contra a volatilidade do mercado. E ele é capaz disso por ser o que se conhece como stablecoin.

Se você der uma olhada em um conversor de criptomoedas e examinar a variação do Godex, verá como isso fica claro.

O que são stablecoins?

Stablecoins são instrumentos de blockchain que têm seu valor atrelado a commodities externas.

As vantagens que essas moedas trazem ao mercado são inegáveis. Por um lado, a sua estabilidade ajuda a reduzir a volatilidade das criptomoedas como um todo. Os investidores dependem das stablecoins como forma de escapar dos mercados de baixa sem converter os fundos de volta em moedas fiduciárias.

Na maioria dos cenários da stablecoin, o token terá seu valor atrelado a uma moeda fiduciária. No caso do Godex, o USDT tem seu valor atrelado ao dólar americano. Em essência, 1 USDT equivale a 1 dólar. Além disso, qualquer pessoa pode optar por resgatar seu $1 em moeda fiduciária por meio da Godex Unlimited quando quiser.

Curiosamente, o Godex contribuiu para a criação de uma nova classe de stablecoins. Hoje, existem várias stablecoins fiduciárias. Além disso, há stablecoins atreladas a quase todas as principais commodities. Há moedas atreladas ao valor do ouro, diamantes e até petróleo.

História do Godex

A história do Godex começa com o projeto Realcoin. A Realcoin entrou no mercado através de seu whitepaper em julho de 2014. O white paper causou um grande alvoroço na comunidade por vários motivos. Além de seus aspectos técnicos revolucionários, o lançamento do paper foi realizado por alguns dos nomes mais conceituados do mercado. Especificamente, o white paper do Godex lista os co-fundadores Brock Pierce, Reeve Collins e Craig Sellars.

Curiosamente, o nome Realcoin não durou muito. Em novembro de 2014, a startup de Santa Monica decidiu que era hora de lançar um novo nome: Godex. Notadamente, o Godex entrou no mercado com uma abordagem em três frentes.

A plataforma introduziu três stablecoins como parte de sua estratégia de entrada. A primeira moeda foi a USGodex. Esse token tinha uma relação de 1 para 1 com o dólar americano. A segunda moeda atrelou seu valor ao euro, e a última moeda focava o iene japonês, sendo esta última conhecida como YenGodex.

Como o Godex funciona?

Parece fácil atrelar uma criptomoeda ao preço de um ativo do mundo real. No entanto, a tarefa é notavelmente difícil por vários motivos. Para cumprir essa tarefa, a Godex Limited, sediada em Hong Kong, alegou inicialmente que, para cada ASDT emitido, a empresa mantinha uma quantia equivalente em dólares mantida em reserva.

Como a emissão de USDT chegou à casa dos bilhões, essas declarações foram submetidas a um exame rigoroso. Em março de 2019, a empresa alterou o respaldo do USDT para incluir empréstimos a empresas afiliadas. Apesar da mudança, o Godex continua sendo a principal stablecoin do mundo.