O que fazer na casa nova antes da mudança? conheça algumas dicas

Saber o que fazer na casa nova antes da mudança pode causar algumas dúvidas, mas não se preocupe, o processo pode ser mais fácil do que você pensa. Saiba mais.


Quando se fala em mudar de residência, uma das primeiras preocupações que vem à cabeça é o que fazer na casa nova antes da mudança. Quase todo mundo fica maluco querendo resolver seus problemas rapidamente para começar sua nova vida.

Um dos maiores problemas das pessoas é quanto aos seus pertences, já que a falta de espaço pode prejudicar seu processo de mudança. Uma forma de resolver isso seria guardar móveis em um local apropriado.

Além disso, é preciso verificar alguns detalhes no novo lar antes de fazer essa mudança residencial.

Pensando nisso, preparamos este texto para que você saiba o que fazer, de forma antecipada, antes de se mudar para sua nova casa. Continue lendo e confira!

O que fazer na casa nova antes da mudança: cronograma

Primeiramente, o planejamento antecipado é essencial em relação sobre o que fazer na casa nova antes da mudança. Uma das maiores preocupações das pessoas é o dia da mudança.

Dessa forma, é preciso decidir quando realmente a família vai mudar. Com isso resolvido, você deve começar a planejar de qual maneira esse deslocamento vai acontecer.

Nessa hora, as listas se tornam suas melhores aliadas e amigas. Então, anote tudo o que necessita ser feito, com prazos para cada detalhe. Por exemplo, é possível listar aquilo que será desmontado primeiro, etapas burocráticas, entre outros.

É interessante saber as medidas dos móveis

Uma residência nunca é igual a outra - em tese. Assim, meça todos os móveis e verifique se eles realmente são compatíveis com o espaço disponível no novo endereço.

A área geral do novo lar pode, por exemplo, ser maior que sua casa anterior. No entanto, ele pode oferecer uma disposição de cômodos diferentes. Por isso, é essencial essa análise de como os móveis serão encaixados a fim de evitar problemas.

Ter os lugares dos móveis planejados também facilita a organização no dia da sua mudança.

Ademais, não se esqueça de conferir a largura e altura das portas. Caso haja algum móvel que não seja desmontável ou alguma peça grande, é necessário verificar se seus pertences passarão pela entrada da casa.

Ou seja, já pensou se, no dia, seu sofá não conseguir entrar no novo ambiente por conta de a dimensão ser maior que a porta? Então, evite problemas e considere medir os tamanhos dos itens.

É fundamental preparar a casa nova

Para saber o que fazer na casa nova antes da mudança, você deve averiguar se é preciso fazer ajustes. Caso tenha alguma reforma a ser feita, o melhor é terminar tudo antes de ir para seu novo ambiente doméstico.

Assim, fazer os ajustes enquanto o local ainda está vazio evitar a movimentação de trabalhadores durante sua mudança ou após. Isso vai evitar o desgaste de sua família vivenciar uma obra durante a moradia.

Ou seja, você terá menos transtornos durante o período de adaptação na nova casa. Outro ponto importante é checar o funcionamento das instalações elétricas e do encanamento.

Se houver algum problema ou se for preciso adequar algo antes da mudança, tenha cuidado. Confira as datas de instalações de energia, telefone, luz, internet a fim de ter certeza de contar com todo o conforto antes de se instalar na nova casa.

Afinal, ninguém deseja tomar um banho frio em um dia de inverno durante alguns dias, certo?

Atenção total às regras se for um prédio novo

Para quem for se mudar para um prédio, é preciso se informar sobre as regras do condomínio para evitar dores de cabeça. Por exemplo:

  • Saiba como é a acústica do local e qual horário é permitido alguns tipos de barulho;
  • Atente-se às regras para utilização do elevador no transporte de objetos e outros pertences;
  • Entenda como são as regras de contratação de TV a cabo, internet e serviços de telefonia.

Alguns condomínios, por exemplo, apenas permitem o uso de antena coletiva ou apresentam condições bastante específicas. Nesse caso, podemos exemplificar com aqueles cabeamentos necessários para a prestação de serviços de uma nova operadora.

O descarte ou armazenamento de pertences pode ser uma opção

Outra oportunidade para saber o que fazer na casa nova antes da mudança é avaliar quais são os itens realmente necessários. Ou seja, os essenciais e aqueles que estão na casa somente porque você não tem coragem de descartar ou doar.

Uma dica de organização importante nesse momento de mudança é se livrar dessas coisas que não utiliza mais. É comum que acumulemos objetos desnecessários no decorrer do tempo. A mudança é a ocasião perfeita para deixar tudo isso para trás.

Mas nem sempre é fácil descartar ou doar alguns itens, não é mesmo? Uma solução, nesses casos, é contratar empresas que trabalham com armazenamento de móveis e objetos. Você não tem espaço em casa, mas não quer se desfazer dos seus pertences? Alugue um box!

Caso esse não for o seu caso, separe, então, tudo que for usar e descarte ou doe esses itens para amigos, familiares e instituições de caridade. Até mesmo um bazar pode ser uma opção e que vai te dar um lucro extra para cobrir as despesas da mudança.

Dica extra: livre-se do estresse

Essa dica não se refere realmente à mudança, mas sim ao seu estado de espírito. Sair daquilo que é cômodo é um desafio e pode se tornar uma experiência traumática. Isso porque você vai se deparar com várias caixas espalhadas durante semanas até que tudo fique organizado.

O recomendado é não levar tudo a sério. Tente se divertir com esse fato. Assuma essa atitude, pois, com isso, você vai aceitar esse período de mudança como uma situação normal em sua vida.

Conclusão

Saber o que fazer na casa nova antes da mudança pode ser um desafio, mas esse processo não é nada fora do normal.

Todos os dias as pessoas mudam e você deve prestar atenção a todos os pontos levantados neste texto para evitar problemas durante essa fase de sua vida.