Nas últimas décadas, houve um aumento nas manifestações a favor ou contra movimentos ou políticas que afetam as comunidades, o ecossistema, a saúde, entre outros, em maior ou menor grau. Tais manifestações tendem a ser mais eficazes quando são perturbadoras, pois têm um impacto maior do que os protestos pacíficos. É por isso que muitos ativistas decidem realizar protestos que atraem mais atenção a fim de serem ouvidos. Descubra as melhores máquinas caça-níqueis inspiradas em grandes obras de arte nestecassino ao vivo.
Como ato de protesto contra a manipulação de petróleo e gás pelo governo britânico, dois jovens ativistas da organização Just Stop Oil lançaram o conteúdo de uma lata de sopa de tomate no Sunflowers de Van Gogh, um dos quadros mais famosos do mundo e o trabalho mais premiado da National Gallery em Londres, onde está alojado.
As duas manifestantes, Phoebe Plummer e Anna Holland, usaram esta forma de protesto para expressar o seu descontentamento de que "as pessoas não têm dinheiro para aquecer uma lata de sopa" por causa das políticas de extração de petróleo e gás do Reino Unido. Além disso, eles escolheram a pintura porque o seu valor cultural causaria indignação, permitindo-lhes questionar a diferença no cuidado e atenção que uma obra de arte recebe em relação às pessoas ou ao meio ambiente.
Depois de manchar o quadro, eles tiraram os seus casacos para usar suas camisetas embelezadas com o nome da organização e coladas na parede enquanto gritavam "O que vale mais, arte ou vida? Vale mais que comida? Mais que justiça? Você está mais preocupado com a proteção de um quadro ou com a proteção de nosso planeta e de nosso povo?"
A pintura não foi danificada irreversivelmente, pois é coberta com vidro como parte dos protocolos de proteção de obras tão importantes, embora a moldura tenha sido alterada. Os ativistas mencionaram que estavam cientes desta proteção, mas ainda assim foram presos sob a acusação de danos criminais e invasão de propriedade intelectual agravada.
Just Spot Oil
Esta organização sediada em Londres visa exigir que o governo britânico cesse a extração de petróleo e gás porque permite projetos de captura e armazenamento de carbono, o que está causando altos subsídios e incentivos fiscais que afetam tanto os cidadãos do país quanto o meio ambiente. Resumindo, exige uma diminuição dos níveis atuais de consumo de recursos naturais e uma mudança para tecnologia limpa, energia renovável e sistemas de armazenamento de energia.
O protesto que ocorreu com a pintura de Van Gogh foi uma das ações que Só parar o petróleo estava realizando durante a semana. Eles também organizaram "sit-ins" nas ruas do centro da cidade, pelos quais cerca de 150 membros foram presos, juntamente com as dois jovens do protesto.
Os Girassóis
Este trabalho do artista holandês que pintou na França em 1888 pertence ao gênero Pós-Impressionista e a sua coleção de pinturas que retratam objetos do cotidiano. A história de Os Girassóis é que Van Gogh chegou, junto com muitos outros, enquanto esperava a visita do seu querido amigo, o pintor Paul Gauguin, ao seu quarto em Arles, pois ele queria recebê-lo com um presente especial. Fato engraçado: Gauguin o retratou em "O Pintor de Girassóis" enquanto ele fazia uma dessas obras.
Mas além da sua história e conexão com outro grande artista, Os Girassóis é uma obra muito apreciada no mundo da arte por sua excelente distribuição e equilíbrio em relação a outras obras semelhantes, e pelo uso do controverso amarelo Van Gogh.