Muitas vezes nos deparamos com uma versão mais moderna de algum jogo que fez parte da nossa infância. Quando isso acontece, é muito comum que acabe passando pela nossa cabeça a seguinte questão: como é que ele consegue sobreviver com o tempo e ainda é capaz de divertir toda uma nova geração?
Ao analisarmos alguns dos títulos que fazem enorme sucesso na internet, é possível notar que muitos deles não são exatamente uma novidade, já que quase sempre são inspirados em clássicos do passado. Até mesmo os games mais modernos de RPG ainda possuem grande base nos antigos jogos de mesa que fizeram um grande sucesso nos anos 1980 e 1990.
Mas como será que eles ainda chamam a atenção de uma grande quantidade de pessoas nos dias de hoje? Abaixo abordamos algumas possibilidades de respostas para essa complexa questão.
Fácil assimilação
A primeira hipótese que pode nos ajudar a entender o constante sucesso dos clássicos é a fácil assimilação através das regras que eles possuem. Dominó, UNO, poker, paciência e também modalidades de tabuleiro como Monopoly e War, por exemplo, possuem regras muito claras e, depois de aprende-las, rapidamente já é possível disputar partidas.
Talvez isso possa também ser explicado pelo fato de que muitos desses jogos marcaram gerações. Portanto, os pais, que já cresceram sabendo das regras, passam todo o conhecimento para os filhos e assim por diante. A ida desses games para o mundo digital, nesse sentido, pode até ser encarada com naturalidade, já que esse é o rumo que praticamente tudo está tomando nos dias de hoje.
Outra plataforma, o mesmo sentimento
Se pensarmos nos principais jogos para reunir os amigos online, vamos perceber uma coisa em comum entre muitos deles: suas origens não são exatamente da internet. O Gartic, por exemplo, é uma releitura da modalidade de tabuleiro de "Imagem e Ação", enquanto o Stopots, como o próprio nome já sugere, também é uma versão atualizada de Stop, aquele desafio onde é preciso apenas de uma folha de caderno e de um lápis ou caneta para se divertir por horas.
Portanto, é possível concluir que um dos motivos de tanto carinho por esses games é que eles conseguem captar o mesmo sentimento que os que nos acompanharam a vida inteira produzem. É também o caso do poker online, jogo que acessado por tablet, computador ou telefone, mantém sempre a mesma jogabilidade e proporciona a mesma diversão em qualquer uma das plataformas.
Alguns jogos são especiais
Nós não chamamos qualquer jogo de clássico. Isso significa que, para que ele alcance esse status, precisa marcar de alguma forma. Alguns títulos que tiveram grande destaque nos videogames nos anos 1990, como Pac-Man, Tetris e Super Maior, por exemplo, estão na moda até os dias de hoje, cada um de sua maneira. Mesmo com tantas mudanças em suas versões e com diversas outras opções no mercado, eles continuam atraindo as novas gerações.
O mesmo pode-se dizer de personagens icônicos como Sonic e Crash Bandicoot. Isso reforça a hipótese de que experiências marcantes sobrevivem ao tempo. Essa lógica também pode ser aplicada para diversos games que nasceram fisicamente e se mantêm populares na internet.
Nós simplesmente amamos esses jogos
A verdade é que a questão da transposição dos jogos de modo físico para o mundo online é só um ponto dentro de uma discussão muito maior. Afinal, a grande questão aqui é como muitos desses títulos conseguiram sobreviver por séculos mesmo diante de tantas transformações e revoluções na sociedade.
A resposta parece ser mais simples do que parece: nós simplesmente amamos esses tipos de games. E eles sobrevivem a tantas mudanças porque são divertidos, fáceis e encantadores. Isso também explica o fato de muitos países diferentes gostarem dos clássicos mesmo com tantas variedades culturais. Há coisas que são intrinsecamente humanas. E o nosso amor por esse estilo retrô no videogame parece ser uma delas.