Skincare: passo a passo para iniciar os cuidados com a pele

Começar a cuidar da pele é, não apenas, autocuidado, como também investir no futuro de sua saúde


A rotina de skincare tem feito cada vez mais parte da vida das pessoas, já que ela inclui resultados mais concretos para quem quer ter uma pele mais limpa, saudável, hidratada e luminosa, além de evitar o envelhecimento precoce.

São inúmeros os produtos disponíveis no mercado - os chamados dermocosméticos, mas um detalhe fundamental é que eles precisam estar registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o que garante a segurança da sua aplicação.

Outro ponto importante é o acompanhamento e orientação de um profissional - um dermatologista que faça parte da Sociedade Brasileira de Dermatologia, por exemplo, pode auxiliar na avaliação e tratamentos adequados.

Por onde começar a rotina de skincare

Antes de tudo é preciso conhecer o seu tipo de pele: normal, seca, oleosa, mista ou sensível? Essas são características fundamentais na hora de escolher o produto. Mas independente do tipo de pele, a rotina de skincare inclui:

- a limpeza com um gel que respeite o PH da pele;

- a aplicação de um tônico para ajudar a regular o PH e eliminar resíduos;

- a hidratação, principalmente para peles adultas, já que ajuda na proteção natural e;

- o tratamento em si - que varia conforme as necessidades, por exemplo, se você possui algum problema com acne ou manchas, a aplicação dos produtos é nesse momento.

De maneira geral, é importante que a rotina de skincare seja feita de maneira distinta, conforme o horário. Pela manhã é indicado o uso de produtos com ação antioxidante para a produção de colágeno, já que eles diminuem as manchas da pele, melhoram a luminosidade e a textura.

À noite, a recomendação é de dermocosméticos ácidos, já que eles são capazes de ajudar com a acne, reduzir os poros e estimular a produção de colágeno.

O uso de protetor solar é indispensável, pois além de evitar o envelhecimento precoce, ele também diminui as chances de desenvolver um câncer de pele. Lembrando que o fator mínimo de proteção é 30 e ele é recomendado até em dias nublados!

Além das rotinas, existem produtos que podem ser utilizados ao menos uma vez na semana, como os esfoliantes e máscaras, que ajudam na eliminação de células mortas e promovem a renovação celular.