Vale a pena alterar um imóvel na planta?

Conheça as vantagens de fazer alterações em conjunto com as incorporadoras


Vale a pena alterar um imóvel na planta?Vale a pena alterar um imóvel na planta? (Foto : iStook)

A busca pelo lar ideal pode ser um pouco mais difícil do que parece. Afinal, as expectativas nem sempre correspondem à realidade, seja pela disponibilidade de imóveis no mercado, pela localização ou mesmo pela disponibilidade monetária de cada pessoa.

Nesses casos, sai na frente quem tem a possibilidade de escolher uma casa ou apartamento na planta, porque a maior parte das incorporadoras já garante a personalização nessa etapa, antes mesmo que o imóvel esteja pronto. Dessa forma, a expectativa e a realidade ficam cada vez mais próximas.

Mas quais são as vantagens de garantir uma personalização diretamente na planta? Bem, como cada vez mais os novos moradores buscam por um ambiente único, conseguir alterações mesmo antes da construção do imóvel pode evitar muita dor de cabeça no futuro.

Economia de material

Muitas vezes, os novos moradores entram em um imóvel comprado na planta já cientes das mudanças que serão feitas assim que ele estiver pronto. No fim, acaba sendo um desperdício de materiais, visto que algumas paredes podem ser derrubadas e remontadas, assim como outras estruturas internas.

Quando a personalização é feita na planta, esse problema é bem diferente, visto que a própria construção do imóvel já é feita com essas alterações. Além disso, a vantagem também vem para a própria incorporadora, que acrescenta esse valor ao inicial. Hoje, empresas que já trabalham com a personalização criam um sistema de crédito e débito, de forma a computar os custos das modificações e, se for necessário, permitir o acerto no final.


Redução de preço para o morador

Para além das vantagens às incorporadoras, há também uma vantagem bastante expressiva para os moradores: o custo final. No caso de personalização após o imóvel estar pronto, o dinheiro gasto acaba maior do que o investido no começo, porque as obras novas dependem da compra comum de materiais.

Quando feitas diretamente na planta, essas alterações podem ficar mais baratas, uma vez que a incorporadora tem descontos na obtenção dos materiais, algo que reduz muito o valor final.

No fim, a personalização acaba sendo uma economia válida a ambos os lados.

Observação: As alterações, sempre vistas com a incorporadora, devem respeitar o aval da prefeitura, de forma que não apenas se adaptem às exigências públicas, mas também sejam seguras, sem interferir em construções estruturais, algo que deve ser vistoriado por um profissional formado em engenharia civil.