O Ethereum se consolidou há muito tempo como um dos poucos titãs no setor de criptomoedas. Ele pode não rivalizar com Bitcoin, mas ainda é uma cripto muito desejável: valiosa, útil e em demanda. Mas recentemente tem havido sinais preocupantes de que a compra de ETH não é mais uma opção sensata de investimento.
Na verdade, algumas pessoas dizem que é imprudente comprar criptomoedas agora. Porém, isso não impede que as pessoas entrem nele. A criptomoeda é tão popular, e o Bitcoin parece ser uma opção excessivamente banal. Então, você deveria ouvir todos os adeptos entusiastas do Ethereum, ou talvez seja melhor escolher outra coisa para investir?
Vamos descobrir.
Sinais preocupantes
Os "sinais preocupantes" que mencionamos são apenas diversas tendências que indicam que as criptomoedas como um todo podem não estar indo tão bem nos últimos dois anos. Até mesmo o Ethereum não está em um bom lugar agora, apesar das orgulhosas declarações dos usuários do Ether de que sua cripto é de alguma forma diferente de qualquer outra moeda.
Houve uma queda significativa no valor da moeda que começou em 2021 e continuou em 2022. Por causa disso, o Bitcoin caiu em 50% entre novembro de 2021 e maio de 2022. Outras moedas rapidamente seguiram o exemplo, e o Ethereum está longe de ser diferente. As razões por trás desta queda não são claras.
A causa mais provável é o pânico, ligado aos problemas da economia global. Como a estagnação financeira, a inflação e outros fatores desagradáveis continuaram a aumentar até 2022, o Bitcoin também caiu. Não está claro quando a situação irá melhorar. Isso significa que o Ethereum e o Bitcoin são atualmente inadequados para investimentos a longo prazo.
O Ethereum caiu com o Bitcoin, vendo como essas duas criptos estão ligadas no valor. Alguns esperavam que o Ethereum sobrevivesse muito melhor que o Bitcoin, e alguns compraram esta moeda mesmo agora, com a esperança de que ela não caísse. Mas ainda assim, ela caiu.
Sinais promissores
A cripto está agora perdendo valor continuamente, mas não está em queda livre. Ainda há períodos ocasionais de crescimento, mesmo que a tendência geral tenha sido de queda desde o início do ano. Ainda não é um bom sinal para os investidores a longo prazo, mas é promissor de duas maneiras principais.
Em primeiro lugar, ainda é possível investir a curto prazo. Você pode pegar um breve período de crescimento e obter algum lucro vendendo ETH de volta em um momento apropriado. Na verdade, o ETH é muito melhor que o BTC neste sentido, porque o Bitcoin é menos confiável para o público em geral, enquanto o Ether é mais obscuro ,mesmo atualmente.
Em segundo lugar, esses períodos de crescimento sinalizam que o Ethereum, pelo menos, pode eventualmente se recuperar. Ele provavelmente não será tão valioso quanto foi em seu auge, mas uma vez que a situação econômica no mundo se estabilize, ele poderá recuperar parte de seu valor anterior. Provavelmente não vai quebrar e ficar sem valor, a menos que haja uma catástrofe de algum modo.
Resumo
A decisão de comprar ou não o Ethereum é realmente de cada um. Ele tem outras propriedades. Embora o valor continue caindo, ele ainda é usado como pagamento em muitas aplicações descentralizadas (dApps). Se, ao comprá-lo, você pretende usá-lo como pagamento no mesmo dia, então está absolutamente bem. Mesmo que você não faça isso rapidamente, o valor da moeda não cairá tanto assim da noite para o dia. Ela pode segurar mais ou menos o mesmo valor, até mesmo por uma semana, em alguns casos.
Mas como uma opção para investimentos, não é realmente uma boa ideia escolher o Ethereum no momento. Existem criptomoedas mais estáveis, mesmo sob estas circunstâncias.