Ação da CATI incentiva plantio da soja no Vale do Paraíba

A soja é o principal produto de exportação do Brasil. Em 2016, mesmo triturada, de todo o valor total que o país exportou, a soja garantiu US$ 2,971 bilhões


SojaSoja (Foto : Portal Brasil)

A soja é o principal produto de exportação do Brasil. Em 2016, mesmo triturada, de todo o valor total que o país exportou, a soja garantiu US$ 2,971 bilhões. No mês de junho do ano passado, China, Países Baixos (Holanda) e Espanha foram os três maiores compradores do produto brasileiro.

No Vale do Paraíba, a CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento,tem o objetivo de divulgar as boas práticas de produção da soja para produtores rurais da região.
Nesta quarta-feira (15/2), a CATI e a Cooperativa dos Produtores de Arroz do Vale do Paraíba (COOPAVALPA) realizam uma Excursão Técnica para propriedades da região que já adotaram esse plantio como fonte de renda.

Dirigido a agropecuaristas e profissionais técnicos, o evento é gratuito e terá início às 8h30 na sede da CATI, em Guaratinguetá. Após a inscrição, os participantes serão guiados para as fazendas, nas cidades de Guaratinguetá, Roseira, Pindamonhangaba e Tremembé, onde poderão conhecer as técnicas utilizadas para o cultivo do grão.

 A meta é ampliar em pelo menos 10 vezes, nos próximos quatro anos, o espaço de plantio da soja na região. "O Vale do Paraíba tem clima favorável e áreas disponíveis para a soja. É uma estratégia centrada para diversificar a produção. Por isso, vamos realizar esta excursão técnica, levando informação aos produtores, com o intuito de despertar o interesse pela cultura", afirmou o engenheiro agrônomo da CATI, Vinícius Sampaio do Nascimento.

De acordo com o agrônomo da CATI, a região possui todas as características necessárias para o desenvolvimento da soja, podendo ser uma alternativa de produção, trazendo mais renda e “ampliando o rol que hoje está centrado no arroz, pecuária de leite e gado de corte.”