ACIT completa hoje 122 anos de história em Taubaté

Desde sua fundação, a ACIT trabalha com foco no desenvolvimento do comércio e da prestação de serviços para serem referência em toda a região


A Associação Comercial e Industrial de Taubaté completa nesse hoje (4), mais um ano desde sua fundação, somando 122 anos de história na cidade. A ACIT é terceira Associação Comercial mais antiga do Estado de São Paulo e a mais antiga do Vale do Paraíba.

A história da entidade está totalmente ligada ao desenvolvimento de Taubaté, e representa uma figura importante nos diversos períodos econômicos vivenciados pela cidade e também pelo país. No associativismo e no empreendedorismo, o papel da ACIT é ser um agente de desenvolvimento social, sempre em defesa da classe empresarial.

Relatos históricos contam que o empresário Felix Guisard liderou um grupo de comerciantes para enfrentar as dificuldades apresentadas diante do cenário instalado com a crise do café, em 1899 e, desde então, a ACIT consolidou-se como uma das mais atuantes associações de lojistas de todo o interior do estado.

A entidade já teve a sigla A.C.T antes de se tornar ACIT, como conhecemos atualmente. Segundo jornais da época, as reuniões para a criação da instituição ocorreram no "sobrado do Sr. Barnabé Ferreira de Abreu e Costa, no Largo da matriz", local que, inclusive, foi sua primeira sede.

A primeira diretoria foi composta pelo Presidente Felix Guisard (que dirigiu a entidade até 1904), o Vice-Presidente Antônio Gomes de Souza Penna, o Primeiro Secretário Joaquim Gonçalves Freitas, o Segundo Secretário Brás Curiu e o Tesoureiro Crispim José de Carvalho.

No início do século XX, eram oferecidos cursos noturnos, voltados para empresários, dependentes e seus funcionários, que abrangiam temas como escrituração mercantil, direito comercial e geografia comercial, assuntos relevantes naquele momento. Entretanto, segundo pesquisas feitas pela ACIT, houve também um período de pouca atividade, principalmente a partir da década de 10, ressurgindo com mais força em 1934, quando seu estatuto foi reformulado e o empresário Francisco de Barros tomou posse como presidente, cargo que manteve até 1939.

Em 1993 a ACIT inaugurou o "SPC" automatizado, com sistema de telecheque, um serviço revolucionário naquela época. A Associação também teve participação direta nas obras de estrutura do centro da cidade como, por exemplo, na construção do calçadão na Rua Carneiro de Souza em 1986, num trabalho em conjunto com a Prefeitura que remodelou o centro urbano, facilitando o acesso aos estabelecimentos comerciais.

Além da oferta de cursos para capacitação, a instituição tem em seu currículo a realização de grandes eventos, como a FEITAU (Feira do Comercio, Indústria e Serviços de Taubaté), realizada nas dependências do Comando de Aviação do Exército (Cavex), bailes comemorativos do comércio, que homenageava grandes empresários da cidade, eventos de natal, grandes encontros empresariais de desenvolvimento e networking, palestras com profissionais renomados, parcerias com outras importantes entidades, grandes promoções junto aos associados para beneficiar os clientes, todas as ações sempre voltadas para o desenvolvimento econômico da cidade.

A associação procura estar sempre à frente, inovando e se atualizando num mundo cada vez mais tecnológico e com informações que correm à velocidade da luz. Aliado à isso, busca manter parceria e um bom relacionamento com os poderes executivo, legislativo e judiciário para buscar melhorias e ações que possam beneficiar o comércio local. O grande desafio é oferecer ao associado excelência na prestação dos serviços que estimulam a criatividade em qualquer momento econômico e político. É função da ACIT mostrar ao empresário as mais variadas possibilidades para manter seu negócio vivo e rentável, com soluções práticas e viáveis.

"Participo na ACIT há muitos anos, em outras gestões tive a oportunidade de estar no corpo diretivo, e agora estou como presidente, à frente essa importante instituição que completa 122 anos de prestação de serviços à cidade e a comunidade. Acredito na relevância dos serviços que a entidade oferece além da representatividade junto aos poderes públicos, sempre em prol do empresariado. Estar à frente como presidente é uma responsabilidade enorme, mas também um orgulho, pois cuidar desse patrimônio que é a Associação me traz a noção de que participamos ativamente do desenvolvimento de Taubaté. Parabéns ACIT por essa história tão importante", comentou Ricardo Vilhena, Atual Presidente da ACIT.