ACIT inicia nova campanha: Taubaté Contra COVID-19

A ACIT iniciou na última sexta-feira, dia 22, a sua nova campanha "Taubaté contra o COVID-19"


Com a decisão do governo do estado em retroceder a região de Taubaté para a fase vermelha no Plano SP, esses cuidados exigem ainda mais atenção pois, mais do que nunca, o respeito e a participação de todos é imprescindível. O vírus não escolhe hora, lugar, idade, classe social, ele está cada vez mais potente e a prevenção não é uma função apenas dos governantes.

A Associação Comercial Industrial de Taubaté vem trabalhando, incansavelmente, pela manutenção da economia da cidade e não tem medido esforços para que esse momento tenha o menor impacto, tanto financeiro quanto de vidas, e continuará em defesa dos associados e da classe empresarial, divulgando todas as medidas e ações realizadas, com clareza e transparência. 

A ACIT, acima de tudo, é solidária com todos os parentes e amigos das pessoas que, infelizmente, vieram a óbito decorrente dessa doença, e se sensibiliza com as milhares de pessoas que foram contaminadas. Essa nova campanha é mais uma ação que pretende unir a cidade em torno do tema, multiplicando informações para lembrar e promover mudanças de atitude, visando à preservação de vidas, empregos e qualidade de vida na cidade.

Com participação direta da Prefeitura, dos empresários e da população, a ação promoverá a divulgação de mensagens educativas e de conscientização, orientando os consumidores sobre os riscos inerentes do contágio e todas as suas consequências no âmbito da saúde e da economia, além de criar um ambiente para a melhoria dos números relativos a internações e a consequente evolução do município. 

É sabido que o vírus da Covid precisa das pessoas para se multiplicar, evoluir e até para se deslocar. Portanto, a atenção precisa ser redobrada para que não o levemos para casa, para o trabalho, enfim, para nossas vidas.

Entre os alertas, está a lembrança do uso do álcool em gel e que o tempo ideal para a assepsia com o produto, que é de 20 a 30 segundos. A orientação é para a aplicação de uma quantidade que seja suficiente para passar nas duas mãos e o rigor com este processo de higienização. O álcool gel é responsável por reduzir em até 70% as infecções hospitalares.

Outro dado que será amplamente divulgado é o apontamento dos estudos realizados ao longo dos últimos meses, que sinalizam que o uso das máscaras pode reduzir em mais de 80% o risco de infecção do Coronavírus quando comparado ao não uso delas, e em alguns casos barram em até 97% as partículas finas presentes no ar. Então, todos, sem exceção, devem fazer uso da máscara ao sair de casa, lembrar de trocá-las a cada duas horas e lavá-las após o uso.

Todas as vezes que sair de casa, entrar em contato com superfícies e objetos, durante o trabalho e quando voltar para casa, não se esqueça de higienizar as mãos com detergente, álcool gel ou lavar com sabão da forma correta.

Para que seja possível manter os números do COVID sob controle, é extremamente necessário o respeito ao distanciamento mínimo de 2 metros, além da observação da sinalização indicativa de lotação em cada estabelecimento.

Idosos têm mais dificuldade para combater a infecção pelo COVID e, por isso, deve-se evitar ao máximo que eles sejam infectados. Dessa forma as medidas de isolamento social tornam-se imprescindíveis para quem tem mais de 60 anos.

Não é hora de relaxar, é hora de todos estarem unidos para que as empresas possam trabalhar, mas sem descuidar das premissas básicas com a saúde para que ninguém contraia o vírus. É hora de todos, sem exceção, terem consciência da sua importância individual nesse processo para que possamos combater essa pandemia.

Todas as informações sobre a fase em que Taubaté se encontra, o que é ou não permitido, bem como os protocolos sanitários e de higienização a serem seguidos estão disponibilizados tanto no site da Prefeitura quanto do Governo do Estado.