BC projeta inflação de 4% para este ano, abaixo do centro da meta

Índice é baseado nas projeções do mercado financeiro para as taxas de juros e de câmbio


O Banco Central (BC) divulgou nesta quinta-feira (30) a nova estimativa para a inflação deste anos. O BC espera que a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), fique em 4% em 2017, ou seja, abaixo do centro da meta de 4,5%.

Para desenvolver a estimativa, o índice é baseado nas projeções do mercado financeiro para as taxas de juros e de câmbio. Se a projeção se confirmar, ficará abaixo do centro da meta de 4,5%, com limite inferior de 3% e superior de 6%.

Para 2018, a projeção para o centro da meta é 4,5%. A estimativa para 12 meses a serem encerrados em março de 2019 é de 4,6%. Essas estimativas integram o cenário central, anteriormente chamado pelo BC de “cenário de mercado”.

Outro cenário - No segundo cenário, em nova metodologia, o BC utiliza as projeções de mercado para a taxa de juros e prevê um câmbio constante em R$ 3,10 para fazer a estimativa. Este ano, a inflação deve fechar em 3,9%, em 2018 em 4,3% e, em 12 meses encerrados em março de 2019, em 4,4%.


Com informações da Agência Brasil