Os clientes que perderem o prazo para pagamento de boletos poderão procurar qualquer banco para quitar o pagamento, e não apenas naquele que emitiu a cobrança. A informação foi divulgada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e deve começar a valer a partir de março.
A mudança faz parte da 'Nova Plataforma de Cobrança', um novo sistema que está sendo implantada pela Febraban com intuito de facilitar o pagamento de contas vencidas e evitar o envio de boletos não autorizados. A implantação do novo sistema deve ocorrer até dezembro.
O sistema atual de cobrança funciona há mais de 20 anos e, segundo a Febraban, precisava ser atualizado. Agora, também será possível identificar o CPF do pagador, facilitando o rastreamento de pagamentos e conferência de dados, para assim validar a operação. Caso houver divergência de informações, o pagamento não será autorizado.
Além disso, a Febraban espera diminuir o risco de fraudes, pois os dados do boleto precisam bater com o do sistema, dificultando o golpe, e também diminuir filas grande nos bancos e Casas Lotéricas. O comprovante de pagamento também será mais detalhado, com informações de juros, multa e descontos aplicados no valor da cobrança.
Boletos para pagamento de contas de consumo (água, luz, telefone) e tributos (IPVA e IPTU) não entrarão na plataforma.