Ceia de Natal 2019: preços no interior e litoral

Maior diferença de preços encontrada foi na Baixada Santista


Levantamento feito pelos Núcleos Regionais do Procon São Paulo, vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, encontrou diferença de preço de até 344,83%: o item Palmitos Juçara Picados, 300g, da Hemmer, custava R? 39,99 em um local e R? 8,99, em outro. Os especialistas reforçam a importância de pesquisar os preços e facilidades antes de ir às compras.

Foram comparados os preços de produtos de diferentes marcas: azeites, bombons, carnes congeladas, lentilhas secas, conservas, farofas prontas, panetones e chocotones.

Os núcleos visitaram um total de 89 mercados em 16 cidades entre os dias 2, 3, 4 e 5 de dezembro. As pesquisas contaram com a participação dos Procons municipais de Campinas, Jundiaí, Santo André, São Caetano do Sul, Mauá, Santos, São Vicente, Praia Grande e Guarujá.

Capital

No levantamento feito pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisas da Escola de Proteção de Defesa do Consumidor na capital, a maior diferença encontrada foi de 125,63% no produto Azeitonas Verdes Sem Caroço de 160g, da Rivoli - em um local estava R? 8,98 enquanto em outro custava R? 3,98. O levantamento, realizado de 2 a 4 de dezembro em dez supermercados do município de São Paulo, comparou os preços de 137 dos seguintes itens de diferentes marcas

Dicas para o consumidor

É recomendável que o consumidor faça uma lista dos itens necessários e procure quais estabelecimentos apresentam, além de um bom preço, facilidades na hora da compra, como, por exemplo, proximidade, estacionamento, descontos, promoções e opções de formas de pagamento, entre outros.

Ao escolher quais alimentos irão para o carrinho de compras, é importante observar as informações que constam da embalagem - data de validade; lote, identificação do produtor/fornecedor; peso; medida; ingredientes; características nutricionais; SIF (Serviço de Inspeção Federal) se o alimento for de origem animal e se contem ou não glúten, no caso de alimentos industrializados.

Ao passar os produtos pelo caixa, se houver diferença entre o preço registrado e o que estava informado na gôndola, prevalece o menor.