Confiança do Consumidor sobe e atinge maior nível desde dezembro de 2014

O índice aponta que a alta foi influenciada pelos aumentos da confiança no presente e do otimismo em relação ao futuro


Subiu 3,5 pontos em março o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), sinalizando que há um novo e bom momento no quadro de expectativas do brasileiro com relação à economia. O indicador atingiu 85,3 pontos, em uma escala de zero a 200, o maior nível desde dezembro de 2014 (86,4).

O índice é medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e aponta que a alta foi influenciada pelos aumentos da confiança no presente e do otimismo em relação ao futuro. Também houve avanço de 5,1 pontos no Índice de Expectativas, que avalia as opiniões dos consumidores em relação aos próximos meses. O índice alcançou 95,7 pontos, o maior patamar desde fevereiro de 2014 (100,7).

Avanço também foi registrado no Índice da Situação Atual, que mede a confiança dos consumidores. O indicador subiu 1,2 e atingiu 71,5 pontos, o maior nível desde agosto de 2015 (71,8).