Confiança na construção civil volta a subir, depois de queda de 0,5% em setembro

Indicador atingiu 87,5 pontos em uma escala de zero a 200 pontos


Depois de cair meio ponto percentual em setembro, a confiança dos empresários da construção civil voltou a crescer em outubro. Medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o Índice de Confiança da Construção registrou alta de 0,4 ponto em outubro deste ano, na comparação com o mês anterior.

O indicador atingiu 87,5 pontos em uma escala de zero a 200 pontos. O resultado foi influenciado pelo Índice de Situação Atual, que mede a confiança do empresário da construção no momento atual e que avançou 1,3 ponto. O subíndice chegou a 78,9 pontos, o maior nível desde fevereiro de 2015 (81,4), puxado pela percepção sobre a situação atual da carteira de contratos.

Por outro lado, o Índice de Expectativas, que mede a confiança dos empresários da construção em relação ao futuro, caiu pelo segundo mês. De acordo com o levantamento da FGV, o ídice recuou 0,5 ponto, para 96,5 pontos. O principal motivo foi a demanda prevista nos próximos três meses.

O Nível de Utilização da Capacidade do setor cresceu 0,7 ponto percentual, para 70,1%.

"Vale destacar que entre os fatores assinalados como limitadores da melhoria dos negócios, a demanda insuficiente permanece como o de maior relevância para todos os segmentos setoriais. Ou seja, o cenário de baixo crescimento do investimento responde por parte importante dessa insegurança em relação à retomada", disse a pesquisadora da FGV Ana Maria Castelo.

Segundo a pesquisadora, o resultado do índice de confiança mostra que há uma recuperação em curso, mas ainda não há segurança no empresário em relação a sua continuidade.

Com informações da Agência Brasil