Empresários promovem debate sobre exportação e importação em São Jose dos Campos

Evento reúne empresas da RMVale e especialistas no mercado internacional para debater perspectivas de novos negócios


Um evento programado para o próximo dia 4 de julho promete reunir empresas da RMVale e especialistas no mercado internacional para debater  perspectivas de novos negócios. Para responder essas e outras questões estratégicas, a o 1º Encontro de Exportadores e Importadores do Vale do Paraíba Competitivo, será realizado no Auditório do Hyde Park, no Jardim Aquárius, zona oeste da cidade.

A meta da ACI é colocar as empresas da RMVale, em especial as PMEs, em contato direto com especialistas das áreas tributária e aduaneira, debatendo os caminhos existentes para a inserção dessas empresas no mercado internacional.

A RMVale tem lugar destacado na balança comercial brasileira. Responsável por 5% do PIB de São Paulo, a RMVale tem 12 municípios entre os campeões em exportação no Estado com destaque para São José dos Campos, Ilhabela, Taubaté, Jacareí, Pindamonhangaba e São Sebastião. Em 2018, a RMVale exportou US$ 11,7 bilhões e marcou o recorde dos últimos 22 anos, de acordo com o Ministério da Economia, Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

"Entre janeiro e maio deste ano, mais de 300 empresas instaladas na RMVale realizaram operações de importação e exportação. Na sua maioria foram empresas de grande porte. A ausência de pequenas e médias empresas mostra que existe uma grande oportunidade de novos mercados para esse setor, chance que precisa ser explorada", disse o presidente da ACI, Humberto Dutra.

Para analisar esse mercado, seus desafios e seus obstáculos, o 1º Encontro de Exportadores e Importadores do Vale do Paraíba Competitivo vai debater benefícios fiscais da exportação, operações de câmbio, aplicação e utilização dos Regimes Aduaneiros Especiais, perspectivas e oportunidades dos modais aéreo, ferroviário e marítimo.

Vale destacar ainda a participação de especialistas como Adriano Marques Milani, do Citibank, Fernando Tozzi, ex-auditor da Receita Federal, Israel Geraldi, professor da PUC Campinas e especialista em engenharia em comércio exterior, e Carlos Haroldo Novak, superintendente da Infraero no Aeroporto Internacional de São José dos Campos, entre outros.

O encontro vai ser realizado das 14h às 18h30 do dia 4 de julho e espera reunir 220 pessoas.