Feira da Mulher Empreendedora do Vale divulga programação completa

Evento acontecerá na faculdade Anhanguera, em Jacareí, de 11 a 13 de agosto


A primeira edição da Realiza Mulher - Feira da Mulher Empreendedora do Vale do Paraíba, contará com 66 horas de programação, mais de trinta cursos e palestras gratuitas. A entrada no evento é solidária, sem custo, com a arrecadação de absorventes higiênicos que serão doados para instituições da região que amparam mulheres em situação de vulnerabilidade.

O evento acontecerá em Jacareí, de 11 a 13 de agosto, com o patrocínio da Bayer e o apoio do Sebrae, da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos), regional Vale do Paraíba (SP) e da Faculdade Anhanguera de Jacareí. E contará com a participação de mais de 30 mulheres empreendedoras de sucesso da região que irão compartilhar suas experiências, em três trilhas de conhecimento: gestão de negócios, marketing digital e equilíbrio emocional.

A feira visa a valorização das mulheres que estão à frente de seus negócios, contribuindo com o seu desenvolvimento, geração de renda e equilíbrio emocional. Pilares essenciais para um bom desempenho de uma liderança na gestão de uma empresa.

Segundo Nanci Contarini, jornalista e empreendedora idealizadora do evento, a feira foi pensada para acolher e apoiar o desenvolvimento das mulheres empreendedoras do Vale do Paraíba. "Quero que seja um local de negócios, de muito aprendizado, do início de novos relacionamentos e também de geração de renda para elas", enfatiza.

Nanci ContariniNanci Contarini (Foto : Divulgação)

Para que o objetivo seja alcançado, o evento conta com o suporte de profissionais que contribuirão com palestras e cursos. Dentre elas, está Rosangela Pontual, uma administradora apaixonada por negócios. A especialista em estruturação estratégica e financeira de Pequenas e Médias Empresas e fundadora da RME Consulting fará a palestra "Gestão Financeira como Estratégia de Crescimento" e ministrará o curso "Finanças para Não Financeiras: Primeiros Passos Essenciais para a vida Empreendedora" e lançará o livro "Empreenday", no qual é co-autora com o artigo "Valuation: Quanto Vale a tua Empresa?".  O livro, com primeiro lançamento no Vale do Paraíba, integra uma coleção de livros dedicada ao empreendedorismo (Coleção Foco em Resultados) e tem mais de 150 especialistas reunidos.

Após atuar como executiva em uma grande empresa por mais de dez anos, e sair para abrir o seu próprio negócio, Rosangela deixa algumas dicas para quem está começando agora. "O empreendedorismo feminino é muito forte no Brasil, mas a maioria dos negócios são abertos por necessidade. Meu conselho para quem está iniciando é buscar capacitação. Não basta entender do produto ou serviço que será comercializado, é preciso entender de gestão", explica.

Com a palestra "Como Divulgar seu Negócio para a Imprensa", Eloá Maria de Oliveira, compartilha a sua vivência como diretora-fundadora da primeira empresa de comunicação dirigida por uma mulher em São José dos Campos, há 32 anos. A jornalista, com experiência em assessoria de imprensa e especialista em desenvolvimento do potencial humano, docente do Senac há nove anos, afirma trazer para o evento uma mensagem de força, superação, autoconhecimento e autoestima. "Além disso, vou apresentar algumas técnicas que poderão contribuir com o desenvolvimento individual e consequente sucesso profissional. Toda mulher é uma genuína empreendedora. A própria condição feminina nos leva a isso. Nosso momento social, muitas vezes, nos obriga a pensar em alternativas para suprir as nossas necessidades e, principalmente, da nossa cria. E digo que devemos nos lançar neste mundo do empreendedorismo com confiança e coragem. Lembrando que coragem não é ausência do medo. Este evento certamente marcará uma nova etapa pós-pandemia, tão necessária para a recuperação da economia regional quanto para o desenvolvimento das mulheres valeparaibanas", afirma.

A terapeuta holística sistêmica Márcia Maria de Paula traz para o evento a Palestra "O Lugar da Mulher no Mundo". Sua história no empreendedorismo começou quando entrou como sócia de uma primeira empresa em 2006, na época a primeira clínica de estética da América Latina a implantar a ISO 9000-2000. "Na época o maior desafio foi ter público que dava valor aos atendimentos diferenciados como os de estética, principalmente com procedimentos médicos não invasivos. Fomos também os pioneiros a abrir uma clínica de estética em Jacareí e, em 2010, já tínhamos 5 mil pessoas atendidas, conquistando mais o público feminino", conta.

Hoje, a consteladora familiar e sistêmica, atende em seu próprio espaço com diversas técnicas terapêuticas, dentre elas o Sagrado Feminino e a mentoria para mulheres. "Me sinto honrada por poder falar com as mulheres que buscam o seu lugar no mundo. Sophie Hellinger diz ´no dia que nós mulheres descobrirmos o nosso verdadeiro poder, o mundo muda' e eu acredito que podemos ser boas esposas, mães e empreendedoras em equilíbrio", conclui.