Indústria aumenta em 0,7% o faturamento no mês de janeiro, diz CNI

As informações foram divulgadas ontem (7) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI)




A indústria brasileira apresentou índice positivo de 0,7% no seu faturamento, enquanto também cresceu o rendimento médio em 0,6% do trabalhador aumentou. O crescimento é referente a janeiro de 2017, na comparação com dezembro de 2016.

As informações foram divulgadas ontem (7) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), ressaltando-se que os números são dessazonalizados, ou seja, livres das influências características dos períodos. Os dados são obtidos através da pesquisa Indicadores Industriais.

De acordo com o CNI, o nível de utilização da capacidade instalada também teve bom desempenho, com alta de 0,5%, alcançando 77,2% em janeiro deste ano.

Empregos caem 0,5% - Por outro lado, os demais indicadores foram negativos. As horas trabalhadas na produção caíram 0,9% e o emprego recuou 0,5%. A massa real de salários teve queda de 1,5%. Para a CNI, os dados indicam que ainda não há sinais claros de recuperação da atividade industrial.

Comparando-se janeiro de 2017 com o mesmo período de 2016, todos os indicadores continuam negativos. O faturamento real teve queda da 6,9%, as horas trabalhadas na produção caíram 2,1%, o emprego recuou 4,7%, a massa real de salários diminuiu 5,4% e o rendimento médio real do trabalhador encolheu 0,6%.