Indústria automobilística brasileira exporta 234 mil veículos em março

Volume de exportação de março representa um número 17,1% maior do que em fevereiro último, e 18,1% acima de igual período do ano passado


MontadorasMontadoras (Foto : Lucas Lacaz / AgoraVale)

As indústrias do setor automobilístico instaladas no Brasil tiveram um mês de março muito positivo, tendo em vista o aquecimento das vendas externas. No período, as montadoras conseguiram ampliar a produção do setor com a saída das fábricas de 234,7 mil veículos, segundo dados foram apresentados hoje (6) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

O volume de exportação de março representa um número 17,1% maior do que em fevereiro último, e 18,1% acima de igual período do ano passado. No trimestre, foram produzidas 491,7 mil unidades, 24% mais do que no mesmo período do ano passado. O presidente da Anfavea, Antônio Megale, atribuiu o aumento das vendas internas ao fato de março ter um número maior de dias úteis (23) e, também, à demanda aquecida de empresas que estavam fazendo a troca de frotas.

No trimestre, comparado ao acumulado de janeiro a março de 2016, a alta foi de 51,5%, em valores (US$ 3,34 bilhões). Sobre março do ano passado, o volume financeiro exportado cresceu 57,4%, e sobre fevereiro último, 11,3%. Também aumentou o volume embarcado para fora do país, totalizando 68,4 mil unidades, 3,3% superior a fevereiro. No mesmo mês de 2016, o número de veículos negociados no exterior avançou 64,6%.

Quando avaliado o desempenho no mercado interno, as vendas também superaram as registradas em fevereiro, com alta de 39,4% e venda de 189,1 mil unidades. O volume também ficou 5,5% acima do registrado em março do ano passado. No entanto, no acumulado do trimestre, houve retração de 1,9%.