Intenção de consumo cresce pelo oitavo mês consecutivo

Indicador registrou 77,6 pontos em fevereiro, alta de 2,2%, em relação a janeiro, e de 8,8% na comparação com mesmo mês de 2016


A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) anunciou hoje (3) que o índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) registrou alta, pelo oitavo mês consecutivo. O indicador alcançou os 77,6 pontos - o maior patamar desde junho de 2015. Com isso, foi registrado crescimento de 2,2% em relação a janeiro e alta de 8,8% na comparação com o mesmo mês de 2016. 

Apurado mensalmente FecomercioSP, o ICF varia de zero a 200 pontos, sendo que abaixo de 100 pontos significa insatisfação e acima de 100, satisfação em relação às condições de consumo. A assessoria econômica da Federação aponta que esses indicadores ligados ao consumo estão se recuperando, mas longe de um patamar ideal. O importante, de acordo com a entidade, é a tendência positiva e essas elevações estão atreladas a menor pressão de preços.

Segundo o Fecomércio, a inflação vem baixando, inclusive a do grupo de alimentos, que, na Região Metropolitana de São Paulo, acumulou em 2016, 7,8%, enquanto em dezembro de 2015 os preços, para este grupo, subiam 11,3%. Além disso, houve reajuste do salário mínimo e existe a perspectiva de retirada de recursos do FGTS, das contas inativas.

Todos os sete itens avaliados pela pesquisa apresentaram crescimento em fevereiro. O destaque, em termos de variação, foi do Nível de Consumo Atual que avançou 4,4% e se aproximou dos 50 pontos (49,8 pontos). Mesmo assim, ainda é o item com pior avaliação do indicador, com a maioria dos paulistanos (60%) dizendo que está gastando menos neste momento na comparação com o mesmo período de 2016.

Fonte: Fecomércio