Investimentos em dezembro crescem 3,9% comparado a novembro, diz Ipea

Já na comparação do quarto trimestre de 2016 com o mesmo período de 2015, o investimento registrou uma redução de 8,3%




O Indicador Ipea Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) de Formação Bruta de Capital Fixo informou nesta quarta-feira (8) que houve variação positiva nos dados de investimentos no país. Segundo o indicador, em dezembro houve crescimento de 3,9% na comparação com novembro de 2016, na série com ajuste sazonal.

Segundo o Ipea, o avanço no período se deve ao bom desempenho do consumo aparente de máquinas e equipamentos (Came). "A trajetória irregular dos investimentos indica que a recuperação da economia será gradual”, disse o técnico de planejamento e pesquisa do Ipea Leonardo Mello de Carvalho, em nota divulgada pelo instituto.

No entanto, mesmo com um resultado positivo após cinco meses de retração, no ajuste sazonal, o indicador de investimentos encerra o quarto trimestre com queda de 3,7% sobre o trimestre anterior o resultado positivo no mês. Na comparação com dezembro de 2015, o indicador atingiu patamar 1,7% superior.

Já na comparação do quarto trimestre de 2016 com o mesmo período de 2015, o investimento registrou uma redução de 8,3%. Com isso, no resultado acumulado no ano de 2016 houve queda de 10,8%.

O indicador do Ipea é como uma prévia dos dados calculados trimestralmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Com informações da Agência Brasil