Mercado de trabalho reage com 481 novas vagas em Taubaté

Saldo positivo vem dos setores de serviços, construção civil e comércio no mês de setembro


Aos poucos o mercado de trabalho da região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte vai reagindo a crise de 2020 gerada pela pandemia do Coronavírus.

Segundo um levantamento feito pelo Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região), com base nos dados do  CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), o município de Taubaté gerou 481 postos de trabalho com carteira assinada em setembro. Foram 2.170 admissões e 1.689 desligamentos.

Os maiores avanços ocorreram nos setores de serviços ( 242 vagas) e construção ( 114 vagas).  Já o comércio criou 58 novos postos de trabalho, sendo 21 no varejo.

No entanto, ainda que a cidade tenha gerado nos últimos dois meses, 641 postos de trabalho, entre janeiro e setembro há uma retração de 4.333 empregos formais. Os piores resultados foram na indústria (-1.756 vagas) e nos serviços (-1.652 vagas). O comércio perdeu 805 vínculos celetistas, sendo 674 no comércio varejista local.

Final de ano 

Para o Sincovat, a expectativa é que esse saldo negativo na cidade e em toda região melhore a partir deste mês com as contratações de funcionários temporários para o Natal.

"As vendas de final de ano vai aquecer o comércio e as contratações serão necessárias. Nossa expectativa é de 1750 vagas para o varejo da região", comenta explica Dan Guinsburg, presidente do Sincovat e vice-presidente da Federação do Comércio do Estado de São Paulo - FecomercioSP.

Em 2019, as vendas de Natal geram 2500 oportunidades de trabalho, melhor patamar desde 2014. Para este ano, a previsão é de 30% a menos.

Fonte: Sincovat