Mitos e verdades sobre o Bitcoin

Todas as suas dúvidas sobre o assunto respondidas em um único lugar!


Toda vez que surge um novo assunto, diversos boatos aparecem sobre ele. Como o mercado de Bitcoin se popularizou em uma proporção fantástica, é claro que diversos mitos e verdades sobre as criptomoedas invadiram a internet e confundiram a cabeça de possíveis investidores.

Por isso, criamos uma lista com os mitos e as verdades mais procuradas sobre os Bitcoins, para esclarecer todas as dúvidas e quem sabe, fazer você se tornar um novo minerador!

Ter Bitcoins é ilegal? Mito!

Pelo fato do BTC (Bitcoin) não ser gerado e administrado pelo Banco Central ou qualquer outra instituição governamental financeira, muitos acham que o comércio e a mineração são ilegais. Porém, já ficou comprovado que não há nenhum tipo de ilegalidade no comércio das criptomoedas e tudo está registrado na blockchain.

E claro, que como toda fator monetário, o BTC também pode ser utilizado para meios ilícitos. No entanto, o uso da criptomoeda é de exclusividade de quem a possui. Até por que, muitas negociações podem ser feita com os Bitcoin, inclusive pagamentos de instituições de ensino e aquisição de bens.

O Bitcoin deve constar na declaração do Imposto de renda? Verdade!

A Constituição prevê que toda moeda deve ser emitida pelo Estado, logo, o BTC não seria considerado uma. Nessas horas, a dúvida que está na cabeça dos investidores é a necessidade de demonstrá-la na declaração anual do Imposto de Renda.

A criptomoeda deve ser citada no campo "Bens e Direitos", como outros bens, realçando a regularidade que a moeda tem no país! Com isso, outro mito também é desvendado sobre o assunto, afirmando que o BTC pode ser utilizado no Brasil, para qualquer negociação que o aceite como forma de pagamento.

O uso do Bitcoin é anônimo? Mito!

Como sabemos, o Bitcoin fica armazenado no mundo virtual e, por isso, não podemos vê-lo. Essa característica da criptomoeda gerou o boato que alega a permissão de transações anônimas com o BTC. Mais um mito sobre o assunto!

Tudo o que acontece com o Bitcoin ?  desde a mineração ?  fica armazenado no livro-contábil, a Blockchain. Ela é uma rede formada por uma cadeia de blocos, em que as criptomoedas são válidas e armazenadas.

Por esse motivo, qualquer negociação ou transação efetuada com o BTC carrega as impressões digitais de quem a movimentou.  Porém, a identificação dos usuários é feita com um pseudônimo e, claro, de forma segura e criptografada;.

Existe um limite de Bitcoins na blockchain? Verdade!

Todos os Bitcoins estão registrados na blockchain. Fato! No entanto, o protocolo da criptomoeda permite que exista a quantia de 21 milhões de BTC. Atualmente, estima-se que há, em todo o mundo, quase 17 milhões.

Fazendas de mineração de Bitcoin estão presentes em todo o planeta, em buscas de novas moedas. Hoje, a recompensa por cada BTC encontrada é de 12,5 Bitcoin, valor que se aproxima dos R$ 300 mil. Bacana né?

Mesmo sendo limitada, a mineração de bitcoin é contínua e muitas pessoas estão investindo em super máquinas para a resolução de cálculo. O que irá acontecer ao atingir essa quantidade? Vamos esperar para ver!

O mercado de Bitcoin é flexível? Verdade!

Assim como as moedas utilizadas em todo o mundo, como o real, o dólar e euro, o BTC também tem a sua valorização perante o mercado. Neste sentido, o valor do Bitcoin flutua seguido pela oferta e demanda da criptomoeda.

Apesar de muitas pessoas ainda pensarem que o BTC é utilizado apenas por nerds e criminosos, o Bitcoin  também vem sendo muito utilizado no mundo dos negócios e ainda promete muitos lucros aos seus investidores.

Conseguiu esclarecer suas dúvidas? Que tal continuar procurando mais sobre o assunto e ser tornar um novo investidor?