Na tarde dessa última quarta-feira (01), durante atendimento de denúncia de aves em cativeiro, equipe deslocou até o bairro dos Guedes em Tremembé, onde foi realizado contato com o proprietário, sendo informado sobre a denúncia. Ele consentiu e acompanhou a equipe durante a vistoria no quintal, informou e mostrou as aves que possui na residência.
Foi constatado aves em cativeiro, mas não houve evidência de caça. Na garagem, foram encontrados 04 passeriformes pendurados na parede, no corredor 04 passeriformes e no rancho 01 passeriforme, bem como uma gaiola vazia. Quando questionado sobre mais aves, o Sr.Eduardo afirmou que não possuía outras, tendo apenas as que foram encontradas.
Informou não possui nenhuma documentação pertinente aos animais. Perguntado sobre a prática de caça passeriformes, ele informou que nunca realizou, que apenas possui as aves a muitos anos, é um passatempo que tem desde sua infância, que gosta de aves. Disse saber da necessidade da autorização e que já chegou até procurar, mas não consegui realizar.
Aves em sinais de maus tratos com alimentação e água a disposição, com abrigo para intempéries:
- 03 (três) coleirinho ( sporofhila caerulescens) sem anilha. - 04 (quatro) canário-da-terra verdadeiro (Sicalis flaveola) sem anilha. - 02(dois) Trinca-ferro verdadeiros ( saltator similis) sem anilha.
Dado aos indícios claros de domesticação, os animais não estavam aptos para a soltura imediata, diante disso os passeriformes serão encaminhados para o IBAMA de Lorena-SP. Foi lavrado multa simples no valor de R$ 4.500,00, por ter em cativeiro espécime da fauna silvestre, sem licença do órgão competente, incorrendo no disposto do art. 25, parágrafo 3°, inciso III da Resolução SIMA 005/21.competente.