A partir desta quarta-feira, dia 24 de agosto, a Receita Federaldisponibilizará a consulta do quarto lote da restituição do IRPF. Esta é a penúltima fase de pagamentos, cujas liberações acontecem no dia 31 de agosto.
Outros três lotes da restituição do IRPF já foram pagos pela Receita Federal nos meses de maio, junho e julho. Ao todo, cerca de 13 milhões de contribuintes já foram contemplados pelo montante de R$ 18,9 bilhões.
A distribuição priorizou os contribuintes que se adiantaram na declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), bem como os demais grupos definidos por lei, como idosos, pessoas com doenças graves, portadores de deficiência e professores.
Os valores que compõem a restituição do IRPF são depositados diretamente na conta bancária informada durante a prestação de contas ao Leão. Se por alguma razão o valor não cair na conta informada, não há com o que se preocupar, pois o saldo ficará disponível para saque no Banco do Brasil durante um ano.
Uma das novidades esse ano é a possibilidade de restituição do IRPF via Pix. O contribuinte poderá informar sua chave Pix CPF e receber o valor na conta vinculada ao documento.