Petrobras mantém preços do diesel e da gasolina nas refinarias

No entanto, a estatal informou que não é possível saber antecipadamente como será o comportamento do mercado de combustíveis




A Petrobras divulgou na última sexta-feira (31) que vai manter os preços do diesel e da gasolina nas refinarias. A companhia informou que a decisão ocorreu após uma avaliação do Grupo Executivo de Mercado e Preços, seguindo a política de preços anunciada pela estatal em outubro de 2016.

Na nota divulgada pela empresa, as mudanças de especificação da gasolina no Hemisfério Norte, ao longo do mês - necessária com o fim do inverno-, provocou no mercado internacional de derivados níveis elevados de volatilidade, especialmente, com relação ao produto. “Houve na primeira metade do mês uma queda expressiva nos mercados europeus, revertida por altas seguidas nas semanas finais. Em decorrência, quando considerada somente nas posições de início e fim de mês, essa componente teve variação inexpressiva”, disse.

“A Petrobras reafirma sua política de revisão de preços pelo menos uma vez por mês. Os novos preços continuam com uma margem positiva em relação à paridade internacional, conforme princípio da política anunciada, e estão alinhados com os objetivos do plano de negócios 2017/2021”, informou a estatal em nota.

A Petrobrás afirma que a decisão anunciada hoje (31) também reflete o efeito combinado de desvalorização do real e de aumento no valor dos fretes marítimos, incluindo ajustes na competitividade da Petrobras no mercado interno.

No entanto, a estatal entende que não é possível saber antecipadamente como será o comportamento do mercado de combustíveis. Isso ocorre porque a legislação brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados e dessa forma, as revisões nos preços para as refinarias podem ou não se refletir no preço final ao consumidor.


Com informações da Agência Brasil