PIB cresce 1% no primeiro trimestre após dois anos de queda

O indicador de crescimento revelou que, no comparativo com igual período de 2016, houve recuo de 0,4%


Após dois anos de queda consecutiva, o Produto Interno Bruto (PIB) obteve crescimento de 1% no primeiro trimestre deste ano, em comparação ao quarto trimestre do ano passado, na série com ajuste sazonal. Os dados relativos ao PIB foram divulgados hoje (1º), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O PIB é representado pela soma de todas as riquezas produzidas no país.  O indicador de crescimento revelou que, no comparativo com igual período de 2016, houve recuo de 0,4%. Já no resultado acumulado dos quatro últimos trimestres terminados no primeiro trimestre deste ano, o PIB teve queda de 2,3% em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores.

Foram oito trimestres seguidos de queda, o que causou em 2016 um encolhimento de 3,6% na economia. O grande destaque foi o setor agropecuário que cresceu 13,4%, enquanto a indústria cresceu 0,9% e o de Serviços ficou estável, 0,0%.

Segundo o IBGE, em valores correntes, o PIB no primeiro trimestre de março de 2017 totalizou R$ 1,6 trilhão. A taxa de investimento no primeiro trimestre de 2017 foi de 15,6% do PIB, abaixo da observada no mesmo período do ano anterior (16,8%). A taxa de poupança foi de 15,7%, ante 13,9% no mesmo período de 2016.


Com informações da Agência Brasil