Pindamonhangaba retoma atendimentos para regularização no Goiabal em ação conjunta com ITESP

A regularização teve início em 2020, mas sofreu paralisação em virtude da pandemia e foi retomado em julho de 2021


Uma parceira entre a gestão pública de Pindamonhangaba e o Instituto de Terras do Estado de São Paulo (ITESP) retomaram, hoje (12), os atendimentos para regularização do bairro do Goiabal. O mutirão de atendimento vai até dia 22 de junho. 

Os atendimentos acontecem de 13 a 16 de junho, das 9 às 15 horas, no centro comunitário do bairro, e também no sábado (dia 17), das 9 às 14 horas. O trabalho será encerrado na semana seguinte, quando o ITESP também atenderá de 19 a 22 de junho, das 9 às 15 horas. A ação faz parte do "Meu Bairro é Legal", da Secretaria de Municipal de Habitação, e é executada pelo do ITESP, órgão do governo do Estado que vem trabalhando há três anos no processo de regularização do bairro.

O prefeito, Dr. Isael Domingues, ressaltou que o sucesso do trabalho depende da ação de três responsáveis: Prefeitura, ITESP e população. Ele explicou que "o trabalho tem que ser feito de modo conjunto, com a Prefeitura fornecendo estrutura e apoio por meio da Secretaria de Habitação, com os técnicos do ITESP realizando a parte técnica e com a população comparecendo, colaborando, e trazendo os documentos e informações necessárias".

Orgeli Rodrigues Simões, morador da Avenida Jataí foi o primeiro morador a comparecer e ser atendido no mutirão. Ele recebeu orientações sobre a documentação a ser entregue e os benefícios que o bairro receberá com o processo de regularização.

"Segundo o levantamento que nossa equipe realizou o bairro tem cerca de 800 propriedades e temos uma previsão de levar a regularização para mais de 600 imóveis. Tanto a regularização quanto o projeto urbanístico são ações que estão caminhando ao mesmo tempo. Esperamos acelerar esse processo que trará políticas públicas de qualidade que o bairro aguarda há mais de 40 anos", explicou a supervisora do ITESP, Gabriela Portiolli.

O mutirão de atendimento busca esclarecer dúvidas quanto à documentação entregue, coleta de documentos faltantes, complemento de cadastro de ocupantes não localizados e demais informações que se referem a regularização das áreas. Os serviços de coleta de documentação, topografia e o trabalho de campo junto aos imóveis já foram realizados.

 

*com informações da prefeitura de Pindamonhangaba.