Dados divulgados pela Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC) revelam que a pandemia fez crescer a taxa de imóveis comerciais vagos. No estado de São Paulo, entre todos os imóveis destinados ao comércio, cerca de 30% estão vagos.
Com o risco de cada vez mais comércios fecharem por dificuldades em pagar as próprias contas, os valores de aluguéis estão sendo negociados mais facilmente por seus proprietários, que chegam a valores, em média, 20% mais baratos.
Além dos descontos especiais para que lojistas e outros empresários não fechem as portas, muitos proprietários têm oferecido uma carência para o pagamento do primeiro aluguel. Esta tem sido uma forma de evitar um prejuízo ainda maior, trazendo também mais atenção para o comércio físico.
Movimento segue na contramão dos últimos anos
Enquanto o comércio online vinha se destacando pela economia, a baixa no preço dos aluguéis tem permitido que os empresários repensem a possibilidade de abrir um espaço físico para receber seus clientes. Afinal, com a pandemia, cada vez mais pessoas estão dando oportunidades para o comércio de bairro, que possa atender menos pessoas e com mais segurança
Os valores, que têm uma oscilação de acordo com a região, fizeram com que até mesmo pontos normalmente movimentados ficassem mais viáveis para quem busca diferenciar suas atividades e começar um novo negócio.
Especialistas dão dicas para quem busca imóvel comercial
No momento de escolher um imóvel comercial, é muito importante levar em conta alguns aspectos da construção. Ainda que o preço possa ser decisivo para muitos empresários que buscam economia na hora de iniciar uma nova atividade comercial, é essencial que a decisão seja tomada com segurança e planejamento.
Avaliar o estado do imóvel pode ajudar bastante a economizar com possíveis reformas e outros cuidados para adaptar o ambiente ao estilo buscado. Imóveis com porta de aço de enrolar são versáteis e podem oferecer praticidade e segurança para os empresários, tanto na hora de abrir, quanto de fechar o estabelecimento todos os dias. Por isso, elas costumam ser tão comuns em imóveis comerciais.
O lugar em que está localizado também é muito importante. Verificar como é a concorrência e a melhor maneira de chamar a atenção dos clientes pode ajudar na sua estratégia de negócio, além de evitar outros prejuízos, seja pela frequência do movimento de clientes ou por outras questões, como enchentes, por exemplo.