Resultado das eleições agrada o mercado, dizem economistas

Economista da FGV diz que mercado está vivendo uma espécie de ?lua de mel? com a ascensão de Bolsonaro


O mercado reagiu com otimismo diante do resultado das eleições brasileiras. De acordo com economistas, a vitória de Jair Bolsonaro na corrida presidencial, foi positiva. Para o coordenador do Centro Macro Brasil da Escola de Economia da Fundação Getulio Vargas, Marcelo Kfoury, o mercado está vivendo uma espécie de “lua de mel” com a ascensão de Bolsonaro.

O dólar em queda e a bolsa operando em alta é bem o reflexo disso, dizem os especialistas. Na avaliação do economista da FGV, o resultado não foi uma surpresa, "tanto que o câmbio já vinha oscilando para baixo, em torno dos US$ 3,60, e hoje chegou a empatar com a cotação da última sexta-feira". Em relação à bolsa de valores os negócios ganharam um pouco mais de impulso ancorados nesse "otimismo”.

Em sua análise, as atenções estarão muito voltadas daqui para a frente para a estratégia a ser usada pelo presidente eleito na obtenção de votos da maioria no Congresso Nacional para a aprovação de medidas importantes e de anseio do mercado como as reformas da previdência e do sistema tributário.

Segundo Marcelo Kfoury, a surpresa foi o resultado negativo divulgado nesta segunda-feira (29), do Índice de Confiança da Indústria (ICI), medido pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da FGV. O índice caiu em dois pontos, em outubro, passando para 94,1 pontos, o mais baixo desde setembro de 2017 (93,4 pontos), na terceira queda seguida.

Kfoury acredita, por outro lado, que esse comportamento pode ser revertido a partir da retomada do otimismo do setor e a possibilidade de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) ainda no primeiro trimestre de 2019.

Com informações da Agência Brasil