Com a chegada do inverno, muitas pessoas observam um grande aumento na conta de luz, que costuma vir mais alta do que nas estações mais quentes. Isso ocorre porque, durante os dias mais frios, costumamos abusar de diversos eletrodomésticos, como o chuveiro elétrico e o ferro de passar roupa.
Apesar desses hábitos, é possível diminuir a conta de luz até mesmo durante o inverno. Basta fazer alguns pequenos ajustes na rotina. Veja, abaixo, algumas dicas que separamos para você!
Reduza o uso do aquecedor
Durante o inverno, é comum que algumas pessoas exagerem no uso do aquecedor. Como ele é um dos principais vilões da conta de energia, a dica é usá-lo apenas em casos de extrema necessidade. Sempre que necessário, substitua o aparelho por outras soluções, como roupas mais quentes e cobertas especiais para os dias mais gelados.
Altere a modalidade do seu chuveiro
Os chuveiros tradicionais costumam contar com algumas modalidades de temperatura que variam de acordo com a estação do ano. Em vez tomar banhos muito quentes, opte por mudar a chave do seu chuveiro para a temperatura média, que também aquecerá bastante a água. Essa simples atitude já é o suficiente para reduzir o consumo de energia em até 30%!
Troque a sua geladeira por um modelo mais novo
Devido ao desgaste da borracha e ao motor menos potente, as geladeiras antigas costumam gastar muito mais energia para manter o interior refrigerado. Por conta disso, uma das dicas mais importantes é apostar em um modelo que seja novo e mais potente. Se você vai trocar o seu eletrodoméstico, invista em uma geladeira que possua o selo do INMETRO, como a geladeira Brastemp, que garante que aquele produto possui um baixo consumo de energia.
Tire os aparelhos eletrônicos da tomada
Alguns aparelhos não precisam estar ligados para consumirem energia, basta estarem conectados na tomada. É o caso de televisões, DVDs, ares-condicionados e micro-ondas. Por conta disso, sempre que possível, desconecte seus aparelhos da tomada e evite o modo stand-by.
Passe as roupas de uma só vez
Assim como todos os aparelhos que emitem calor, o ferro de passar roupa também é um dos grandes responsáveis pelo aumento do consumo de energia, principalmente quando é usado da maneira errada. Para reduzir a conta, escolha um dia da semana para passar toda a roupa e deixe acumular uma quantidade considerável de peças, evitando usar o ferro várias vezes.