O pagamento das contas inativas no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) começa nesta sexta-feira (10) para trabalhadores nascidos nos meses de janeiro e fevereiro. Segundo A Caixa Econômica Federal, serão beneficiadas 4,8 milhões de pessoas em todo País, que poderão sacar em torno de R$ 7 bilhões.
As agências da Caixa abrirão duas horas mais cedo na sexta (10), segunda (13) e terça-feira (14) para auxiliar no fluxo de atendimento. No sábado (11), o horário de atendimento será das 9h às 15h.
A Caixa informou que 1,65 milhão receberão automaticamente o crédito em suas contas no banco e mais de 1,2 milhão poderão sacar utilizando o Cartão Cidadão. Os demais deverão fazer o saque nas agências.
O banco abrirá 1.841 agências no primeiro sábado após o início do cronograma mensal de pagamento, exceto em abril. A consulta às agências que funcionarão pode ser feita na página da Caixa.
De acordo com o Ministério da Fazenda, cerca de 10 milhões de trabalhadores poderão se beneficiar da medida. O Governo acredita que 70% das pessoas com direito ao saque devem procuram a Caixa para acessar as conta. As datas serão: 10 de março para nascidos em janeiro e fevereiro; 10 de abril para nascidos em março, abril e maio; 12 de maio para nascidos em junho, julho e agosto; 16 de junho para nascidos em setembro, outubro e novembro; e 14 de julho para nascidos em dezembro. O dinheiro estará disponível para trabalhadores elegíveis até 31 de julho deste ano.
Poderão ser sacados os valores de todas as contas inativas do FGTS até 31 de dezembro de 2015, sem limite de retirada. As contas inativas do FGTS são as que não recebem mais depósitos do trabalhador, por conta do contrato de trabalho suspenso.
A Caixa recomenda que os trabalhadores tenham sempre em mãos o documento de identificação e a Carteira de Trabalho, ou outro documento que comprove a rescisão de seu contrato. A consulta da existência de saldo das contas inativas do FGTS pode ser feita pelo site da Caixa, nas agências do banco ou pelo aplicativo do FGTS.