Saque do FGTS para nascidos em setembro, outubro e novembro é antecipado

Pagamento começa no próximo sábado; mais de 7,5 milhões de brasileiros vão poder sacar os recursos


O saque das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para trabalhadores nascidos em setembro, outubro e novembro foi antecipado para o próximo sábado (10). O pagamento acontecerá a partir de 16 de junho, mas foi antecipado por conta do feriado da próxima semana.

Segundo a Caixa Econômica Federal, mais de 7,5 milhões de pessoas têm direito ao saque deste mês e o valor disponível chega a R$ 10,9 bilhões. Desde número, mais de 2,4 milhões de trabalhadores receberão seus recursos automaticamente via crédito em conta poupança da CEF.

Para atender os trabalhadores com direito ao saque, as agências da Caixa vão abrir neste sábado entre 9h e 15h.  Já nos dias 12, 13 e 14 de junho, as agências do banco abrem as portas duas horas mais cedo.

Quem pode sacar
A retirada só pode ser feita em contas em que o empregado foi desligado da empresa até 31 de dezembro de 2015. Quem foi demitido, ou pediu demissão, após essa data não poderá efetuar o saque.

Quem tem até R$ 3 mil em contas inativas, a Caixa orienta a fazer o "Cartão Cidadão" para fazer o saque direto no terminal de autoatendimento. Para fazer o cartão, é preciso estar cadastrado no PIS/Pasep e ter o Número da Inscrição Social (NIS).

Os trabalhadores que possuem poupança na Caixa, terão o dinheiro transferido diretamente para conta. Já quem tem apenas conta corrente, precisa autorizar a transferência.