Startups da região Sudeste podem se inscrever para receber aporte

Prorrogado até o dia 7 de dezembro, edital busca promover a inclusão financeira, conectando ideias inovadoras do mercado a microempreendedores de todo o país


Segundo o Portal do Empreendedor, do governo federal, o Brasil ultrapassou em 2020 a marca de 11 milhões de microempresas registradas no Simples Nacional. Esses empreendedores são parte importante da economia do país e estão entre os mais afetados pela crise econômica.

Nesse período, um dos grandes desafios enfrentados pelos microempreendedores tem sido a falta de acesso a serviços financeiros, como crédito, poupança e transações. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva em 2019 mostrou que um em cada três brasileiros com mais de 16 anos não possui conta em banco e que, destes, 86% pertencem às classes C, D e E.

Para promover a inclusão financeira e a digitalização desses pequenos negócios, uma parceria entre o Center for Inclusive Growth (CCI), iniciativa da MasterCard para o crescimento inclusivo, e a Aliança Empreendedora, organização que auxilia empreendedores de comunidade, pretende servir como ponte entre startups do setor financeiro que tenham soluções inovadoras e microempreendedores que possam se beneficiar de serviços mais simples e acessíveis.

O edital idealizado pelas instituições acaba de ser prorrogado até a segunda-feira (7), aceitando inscrições de "fintechs" que tenham ideias que possibilitem democratizar o acesso fácil e seguro ao crédito; a criação de conta bancária sem burocracia e com baixo custo; o recebimento de pagamentos digitais; ou a digitalização dos processos de gestão financeira de microempreendedores. As inscrições podem ser feitas no site.

A instituição selecionada no edital terá acesso a um aporte de até R$ 40 mil e consultoria para a adaptação dessa solução para o público-alvo do edital. A ideia será testada por microempreendedores cadastrados na base Aliança Empreendedora com diferentes perfis.