Uma pesquisa elaborada por uma empresa ligada ao grupo Financial Times (Inglaterra) colocou Taubaté como a 8ª pequena cidade do continente americano com a melhor relação custo-benefício para investimentos estrangeiros.
O levantamento foi promovido pelo fDi (Foreign Direct Investment) Intelligence, responsável pela classificação que integra o estudo Cidades Americanas do Futuro 2017/2018. Os dados foram coletados usando ferramentas on line especializadas do mercado de investimentos estrangeiros e de benchmark (comparação de produtos, serviços e práticas empresariais).
Taubaté se destacou em uma pesquisa que avaliou as opções de investimento mais atraentes nas Américas. Ao todo, foram analisadas 428 cidades distribuídas por cinco categorias: potencial econômico, ambiente favorável a negócios, capital humano e estilo de vida, custo-benefício e conectividade.
Na elaboração do ranking, as cidades receberam notas que variaram até o máximo de 10 para cada quesito dentro de suas respectivas categorias.
Também foi levado em consideração o tamanho das cidades. Taubaté disputou com outros 208 municípios pequenos, com população entre 100 mil e 350 mil habitantes.
A análise incluiu 17 quesitos de custo-benefício, entre eles média salarial anual dos trabalhadores, valor do aluguel anual de um escritório por metro quadrado, custo de combustíveis e taxas de impostos, entre outros. O top 10 desta categoria conta com 7 cidades brasileiras, uma da Colômbia, outra da Costa Rica e outra da Bolívia.