Taxa de desemprego recua para 9,3% em junho, menor nível desde 2015

Número de ocupados é o maior desde 2012, início da série histórica


A taxa de desemprego no Brasil ficou em 9,3% no trimestre encerrado em junho, registrando o menor patamar para o período desde 2015, quando foi de 8,4%. Ainda assim, há 10,1 milhões de brasileiros em busca de uma oportunidade. Os dados são da Pnad Contínua (Pesquisa por Amostra de Domicílios Contínua), do IBGE, e foram divulgados nesta sexta-feira, dia 29.

O resultado representa uma melhora em relação aos 11,1% registrados no trimestre encerrado em março, que serve de base de comparação. O número de desempregados recuou 15,6% no trimestre, o que representa 1,9 milhão de pessoas a menos em busca por trabalho no país. Há 3 milhões de pessoas a mais no mercado de trabalho, sendo 1,1 milhão na informalidade. 

A população ocupada é a maior desde o início da série histórica da pesquisa, em 2012. Esse contingente foi estimado em 98,3 milhões, o que representa uma alta de 3,1% frente ao trimestre anterior. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o aumento é de 8,9 milhões de trabalhadores.