Turismo de São Sebastião impulsiona geração de empregos e o comércio

Prefeitura e SETUR seguem investindo em comércios municipais


A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR), segue investindo na promoção da cidade, participando de diversas feiras nacionais e internacionais, alavancando o turismo e, consequentemente, gerando empregos.

Entre 2017 e 2020, o Governo Municipal marcou presença em 60 feiras de turismo, percorrendo por países como Estados Unidos, Espanha, Portugal, Alemanha, Inglaterra, Holanda, China, Uruguai, Chile, Argentina, Peru, Paraguai, Colômbia, e nos estados brasileiros do Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Pernambuco, levando o destino São Sebastião e suas belezas naturais, culturais e gastronômicas Brasil afora.

Vencedor do prêmio Top Destinos Turísticos nos anos 2018 e 2019, o município se destaca na categoria "Sol e Praia", por um conjunto de atividades turísticas relacionadas à recreação, entretenimento ou descanso em praias. São Sebastião conta com mais de 50 praias identificadas, que são ainda o principal motivo da viagem dos turistas, além de ilhas, mirantes, cachoeiras e rios.

Diante dessa movimentação, que também reflete no fortalecimento do comércio local, fomentando e aquecendo ainda mais o turismo no município, a expectativa é que a cidade receba, durante a temporada de verão (dezembro de 2020 a março de 2021), cerca de 1 milhão de turistas. Esse número soma-se à população fixa do município, que está com aproximadamente 90 mil habitantes.

No entanto, é valido destacar que neste ano atípico devido à pandemia de Covid-19, o município chega a aproximadamente 150 mil habitantes, em razão dos moradores de veraneio que estão passando a quarentena em São Sebastião.

Geração de emprego

Seguindo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), em São Sebastião foram criadas mais de 16 mil vagas de empregos no mês de outubro, sendo que mais de 900 novas oportunidades de recolocação no mercado foram geradas e, quando comparadas aos desligamentos, há saldo com mais de 450 vagas.

Em 2020, há o resultado positivo de 157 vagas. Grande porcentagem desse aumento é resultado dos investimentos na pasta, tornando o turismo uma fonte de renda e geração de emprego essencial para o município.