Varejo na região fecha 1.479 postos formais de trabalho em janeiro

No acumulado dos últimos 12 meses, 657 vagas foram eliminadas


Em janeiro, o comércio varejista da região de Taubaté extinguiu 1.479 vagas com carteira assinada, resultado de 3.245 admissões contra 4.724 desligamentos, encerrando uma série de três saldos positivos consecutivos. No acumulado dos últimos 12 meses, 657 vagas foram eliminadas. Com isso, o setor encerrou o mês com um estoque total de 100.309 trabalhadores formais, retração de 0,7% em relação a janeiro de 2017.

As informações são da Pesquisa de Emprego no Comércio Varejista do Estado de São Paulo (PESP Varejo), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), elaborada com base nos dados do Ministério do Trabalho, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e do impacto do seu resultado no estoque estabelecido de trabalhadores no Estado de São Paulo, obtido com base na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Das nove atividades analisadas, apenas três apresentaram aumento no número total de trabalhadores em relação a janeiro de 2017, com destaque para eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamento (4,4%); e autopeças e acessórios (2,9%). Por outro lado, as maiores variações negativas foram observadas nos segmentos de lojas de móveis e decoração (-7,2%); e de lojas de vestuário, tecidos e calçados (-3,1%).